O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Sistemas de apoio à condução

A fim de potenciar a segurança e o desempenho da condução, os seguintes sistemas funcionam automaticamente em resposta a várias situações de condução. Contudo, tenha em mente que estes sistemas são complementares e que não deve confiar demasiadamente nos mesmos, quando operar o veículo.

ABS (Sistema Antibloqueio dos Travões)

Ajuda a evitar o bloqueio das rodas quando os travões são aplicados de repente ou se os travões forem aplicados durante a condução em superfícies de estradas escorregadias

Assistência à travagem

Gera um aumento na força de travagem após o pedal do travão ter sido pressionado, quando o sistema deteta uma situação de paragem urgente

VSC (Controlo da Estabilidade do Veículo)

Ajuda o condutor a controlar derrapagens em curvas súbitas ou viragens em superfícies escorregadias

TRC (Controlo de Tração)

Ajuda a manter a tração e evita que as rodas motrizes patinem quando arranca ou acelera em estradas escorregadias

Controlo da assistência ao arranque em subidas

Evita que o veículo descaia quando arrancar num declive ou encosta escorregadia

Função AUTO LSD (modelos 2WD)

A função Auto LSD é ativada quando o sistema está no modo de TRC off (desligado). Entra em funcionamento quando uma das rodas patina, tal como quando a roda gira livremente no gelo ou lama. O sistema aplica os travões às rodas que estão a girar e transfere algum do binário para as outras rodas para assegurar a força motriz.

Sistema de controlo dinâmico do binário (todos os modelos 4WD)

Muda automaticamente de condução com tração às rodas da frente para tração às quatro rodas (4WD), de acordo com as condições de condução, ajudando a garantir estabilidade e manobrabilidade confiáveis. Exemplos de condições onde o sistema muda para 4WD são, ao curvar, em subidas, no arranque ou aceleração e quando a superfície da estrada está escorregadia devido à neve, chuva, etc.

EPS (Direção Assistida Elétrica)

Emprega um motor elétrico para reduzir a quantidade de esforço necessário para rodar o volante da direção.

Sinal de travagem de emergência

Quando os travões são aplicados de repente, as luzes de stop piscam automaticamente para alertar o veículo que circula atrás.

Controlo da Oscilação do Atrelado (se equipado)

Ajuda o condutor a controlar a oscilação do atrelado aplicando seletivamente a pressão dos travões para as rodas de forma individual e reduzindo o binário do motor quando é detetada oscilação no atrelado.

O Controlo da Oscilação do Atrelado é parte do sistema VSC e não funciona se o VSC estiver desligado ou avariado.

Quando os sistemas TRC/VSC/Controlo da Oscilação do Atrelado estão a funcionar

A luz do indicador de derrapagem pisca enquanto os sistemas TRC/ VSC/Controlo da Oscilação do Atrelado estão a funcionar.

Utilização dos sistemas de apoio à condução

Desativar o sistema TRC

Se o veículo ficar preso em lama, sujidade ou neve, o sistema TRC pode reduzir a força do motor para as rodas. Se pressionar para desligar o sistema pode-se tornar mais fácil, para si, abanar o veículo para o libertar.

Para desligar o sistema TRC rapidamente prima e liberte.

Prima  novamente para voltar a ligar o sistema.

Modelos 2WD

Utilização dos sistemas de apoio à condução

As luzes indicadoras do "AUTO LSD" E VSC OFF acendem.

Modelos 4WD

Utilização dos sistemas de apoio à condução

"Traction Control Turned Off" será exibido.

Desligar os sistemas TRC, VSC e sistema de Controlo da Oscilação do Atrelado Para desligar os sistemas TRC, VSC e sistema de Controlo da Oscilação do Atrelado, prima e mantenha pressionado  durante mais de 3 segundos enquanto o veículo está parado.

A mensagem "Traction Control Turned Off" é exibida no mostrador de informações múltiplas e a luz do indicador VSC OFF acende.* Prima novamente para voltar a ligar o sistema.

*: Nos veículos com sistema de Segurança Pré-colisão, a assistência à travagem pré-colisão e a travagem pré-colisão são também desativados.

A luz de aviso do PCS acende e a mensagem é exibida no mostrador de informações múltiplas.

Quando a luz do indicador "AUTO LSD" pisca mesmo que o interruptor VSC OFF não tenha sido pressionado (modelos 2WD) Os sistemas TRC, AUTO LSD, VSC, controlo da assistência ao arranque em subidas e controlo de assistência à travagem em descidas poderão não funcionar.

Contacte um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.

Quando a mensagem é exibida no mostrador de informações múltiplas indicando que o TRC foi desativado, mesmo que não tenha sido premido o interruptor VSC OFF (modelos 4WD) O TRC, o controlo da assistência ao arranque em subidas e controlo de assistência à travagem em descidas não podem ser operados. Contacte um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.

Sons e vibrações provocados pelos sistemas ABS, assistência à travagem, VSC/ Controlo da Oscilação do Atrelado, TRC e controlo da assistência ao arranque em subidas

Som de funcionamento do sistema EPS Quando o volante é acionado, pode tornar-se audível um som de motor (zumbido). Isto não indica uma avaria.

Reativação automática dos sistemas TRC e VSC/Controlo da Oscilação do Atrelado Depois de desligar os sistemas TRC e VSC/Controlo da Oscilação do Atrelado, os sistemas são reativados automaticamente nas seguintes situações:

Redução da eficácia do sistema EPS A eficácia do EPS é reduzida para evitar que o sistema sobreaqueça quando existe uma utilização frequente do volante durante um certo período de tempo. Como consequência poderá sentir o volante mais pesado. Caso isto aconteça, refreie a utilização excessiva do volante ou pare o veículo e desligue o motor. O sistema EPS deverá voltar à normalidade dentro de 10 minutos.

Condições de funcionamento do controlo da assistência ao arranque em subidas Quando se reúnem as quatro seguintes condições, o controlo de assistência ao arranque em subidas funciona:

Cancelamento automático do sistema de controlo da assistência ao arranque em subidas O controlo de assistência ao arranque em subidas desliga em qualquer das seguintes situações:

AVISO

O ABS não funciona corretamente quando

  • São usados pneus com inadequada capacidade de aderência (tais como pneus excessivamente gastos numa estrada coberta de neve).
  • O veículo aquaplana enquanto conduz a grande velocidade numa estrada molhada ou escorregadia.

A distância de paragem quando o ABS está a funcionar pode exceder a distância de paragem em condições normais O ABS não foi concebido para diminuir a distância de paragem do veículo.

Mantenha sempre uma distância segura do veículo que segue à frente nas seguintes situações:

  • Quando conduzir em estradas sujas, com gravilha ou com neve
  • Quando conduzir com correntes de pneus
  • Quando conduzir sobre lombas na estrada
  • Quando conduzir em estradas com buracos ou estradas com piso irregular

O TRC pode não funcionar eficazmente quando O controlo e força direcional podem não ser alcançados enquanto conduz em superfícies escorregadias, mesmo que o sistema TRC se encontre em funcionamento.

Conduza o veículo cuidadosamente em condições em que possa perder a força e a estabilidade.

O controlo da assistência ao arranque em subidas pode não funcionar eficazmente quando

  • Não confie excessivamente no controlo da assistência ao arranque em subidas. O controlo da assistência ao arranque em subidas pode não funcionar eficazmente em declives íngremes e estradas cobertas de gelo.
  • Ao contrário do travão de estacionamento, o controlo da assistência ao arranque em subidas não se destina a manter o veículo parado por um período prolongado de tempo. Não tente usar o controlo da assistência ao arranque em subidas para manter o veículo num declive, uma vez que fazê-lo pode levar a um acidente.

Quando o VSC/Controlo da Oscilação do Atrelado é ativado A luz do indicador de derrapagem pisca. Conduza sempre com cuidado.

Uma condução descuidada pode causar um acidente. Tenha particular atenção se a luz do indicador piscar.

Quando desliga os sistemas TRC/VSC/Controlo da Oscilação do Atrelado Tenha especial cuidado e conduza a uma velocidade adequada às condições da estrada. Como estes são sistemas concebidos para assegurar a estabilidade do veículo e a força de condução, não desligue os sistemas TRC/VSC/Controlo da Oscilação do Atrelado, a menos que seja necessário.

 

AVISO

Substituição dos pneus Certifique-se que todos os pneus são do mesmo tamanho, marca, tipo de piso e mesma capacidade de carga. Para além disso, certifique-se que todos os pneus estão atestados à pressão adequada.

Os sistemas ABS, TRC e VSC/Controlo de Oscilação do Atrelado não funcionam corretamente se estiverem instalados pneus diferentes no veículo.

Contacte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado, para mais informações sobre a substituição dos pneus ou jantes.

Manuseamento dos pneus e suspensão A utilização de pneus com qualquer tipo de problema ou a modificação da suspensão pode afetar os sistemas de assistência à condução e pode causar o mau funcionamento de um sistema.

Precauções com o Controlo de Oscilação do Atrelado O sistema de Controlo de Oscilação do Atrelado não é capaz de reduzir a oscilação do atrelado em todas as situações. Dependendo de muitos fatores, tais como as condições do veículo, atrelado, superfície da estrada e ambiente da condução, o sistema de Controlo de Oscilação do Atrelado pode não ser eficaz. Consulte o manual do proprietário do atrelado para obter informações sobre como rebocar o seu atrelado corretamente.

Se ocorrer oscilação do atrelado Cumpra com as seguintes precauções.

Não o fazer pode causar morte ou ferimentos graves.

  • Segure firmemente o volante da direção. Conduza para a frente, a direito.

    Não tente controlar a oscilação do atrelado rodando o volante da direção.

  • Comece a libertar o pedal do acelerador imediatamente mas muito gradualmente, para reduzir a velocidade.

    Não aumente a velocidade. Não aplique os travões do veículo.

Se não realizar nenhuma correção extrema com o volante da direção ou travões, o seu veículo e atrelado deverão estabilizar.

Consulte mais informacao:

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > BSM (Monitor do Ponto Cego)

Sumário do Monitor do Ponto Cego O Monitor do Ponto Cego é um sistema que tem 2 funções: Função BSM (Monitor do Ponto Cego) Assiste o condutor a tomar uma decisão quando muda de faixa de rodagem Função RCTA (Alerta de Tráfego Traseiro) Assiste o condutor quando faz marcha-atrás

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Sugestões de condução

 Renault Duster - Manual de Instruções > Auxílio de estacionamento

Princípio de funcionamento Os sensores por ultra-som, instalados no para-choque traseiro do veículo, "medem" a distância entre o veículo e um obstáculo, durante a marcha ré. Esta detecção é traduzida por bips sonoros, cuja frequência aumenta com a aproximação do obstáculo, até se tornar um som contínuo quando o obstáculo se situa a cerca de 40 centímetros do veículo.

Manuais