Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Sistemas de apoio à condução
ABS (Sistema Antibloqueio dos Travões)
Ajuda a evitar o bloqueio das rodas quando os travões são aplicados de repente ou se os travões forem aplicados durante a condução em superfícies de estradas escorregadias
Assistência à travagem
Gera um aumento na força de travagem após o pedal do travão ter sido pressionado, quando o sistema deteta uma situação de paragem urgente
VSC (Controlo da Estabilidade do Veículo)
Ajuda o condutor a controlar derrapagens em curvas súbitas ou viragens em superfícies escorregadias
TRC (Controlo de Tração)
Ajuda a manter a tração e evita que as rodas motrizes patinem quando arranca ou acelera em estradas escorregadias
Controlo da assistência ao arranque em subidas
Evita que o veículo descaia quando arrancar num declive ou encosta escorregadia
Função AUTO LSD (modelos 2WD)
A função Auto LSD é ativada quando o sistema está no modo de TRC off (desligado). Entra em funcionamento quando uma das rodas patina, tal como quando a roda gira livremente no gelo ou lama. O sistema aplica os travões às rodas que estão a girar e transfere algum do binário para as outras rodas para assegurar a força motriz.
Sistema de controlo dinâmico do binário (todos os modelos 4WD)
Muda automaticamente de condução com tração às rodas da frente para tração às quatro rodas (4WD), de acordo com as condições de condução, ajudando a garantir estabilidade e manobrabilidade confiáveis. Exemplos de condições onde o sistema muda para 4WD são, ao curvar, em subidas, no arranque ou aceleração e quando a superfície da estrada está escorregadia devido à neve, chuva, etc.
EPS (Direção Assistida Elétrica)
Emprega um motor elétrico para reduzir a quantidade de esforço necessário para rodar o volante da direção.
Sinal de travagem de emergência
Quando os travões são aplicados de repente, as luzes de stop piscam automaticamente para alertar o veículo que circula atrás.
Controlo da Oscilação do Atrelado (se equipado)
Ajuda o condutor a controlar a oscilação do atrelado aplicando seletivamente a pressão dos travões para as rodas de forma individual e reduzindo o binário do motor quando é detetada oscilação no atrelado.
O Controlo da Oscilação do Atrelado é parte do sistema VSC e não funciona se o VSC estiver desligado ou avariado.
Quando os sistemas TRC/VSC/Controlo da Oscilação do Atrelado estão a funcionar
A luz do indicador de derrapagem pisca enquanto os sistemas TRC/ VSC/Controlo da Oscilação do Atrelado estão a funcionar.
Desativar o sistema TRC
Se o veículo ficar preso em lama, sujidade ou neve, o sistema TRC pode reduzir a força do motor para as rodas. Se pressionar para desligar o sistema pode-se tornar mais fácil, para si, abanar o veículo para o libertar.
Para desligar o sistema TRC rapidamente prima e liberte.
Prima novamente para voltar a ligar o sistema.
Modelos 2WD
As luzes indicadoras do "AUTO LSD" E VSC OFF acendem.
Modelos 4WD
"Traction Control Turned Off" será exibido.
Desligar os sistemas TRC, VSC e sistema de Controlo da Oscilação do Atrelado Para desligar os sistemas TRC, VSC e sistema de Controlo da Oscilação do Atrelado, prima e mantenha pressionado durante mais de 3 segundos enquanto o veículo está parado.
A mensagem "Traction Control Turned Off" é exibida no mostrador de informações múltiplas e a luz do indicador VSC OFF acende.* Prima novamente para voltar a ligar o sistema.
*: Nos veículos com sistema de Segurança Pré-colisão, a assistência à travagem pré-colisão e a travagem pré-colisão são também desativados.
A luz de aviso do PCS acende e a mensagem é exibida no mostrador de informações múltiplas.
Quando a luz do indicador "AUTO LSD" pisca mesmo que o interruptor VSC OFF não tenha sido pressionado (modelos 2WD) Os sistemas TRC, AUTO LSD, VSC, controlo da assistência ao arranque em subidas e controlo de assistência à travagem em descidas poderão não funcionar.
Contacte um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.
Quando a mensagem é exibida no mostrador de informações múltiplas indicando que o TRC foi desativado, mesmo que não tenha sido premido o interruptor VSC OFF (modelos 4WD) O TRC, o controlo da assistência ao arranque em subidas e controlo de assistência à travagem em descidas não podem ser operados. Contacte um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.
Sons e vibrações provocados pelos sistemas ABS, assistência à travagem, VSC/ Controlo da Oscilação do Atrelado, TRC e controlo da assistência ao arranque em subidas
- Pode ser ouvido um som vindo do compartimento do motor quando o pedal do travão é pressionado repetidamente, quando o motor é colocado em funcionamento ou quando o veículo iniciou o seu movimento. Este som não indica que exista uma avaria em nenhum destes sistemas.
- Qualquer uma das seguintes condições podem ocorrer quando os
sistemas
acima mencionados estão em funcionamento. Nada destas indica que
exista uma avaria.
- Pode sentir vibrações através da carroçaria e volante.
- Pode ser ouvido um ruído de motor depois do veículo ter parado.
- O pedal do travão pode pulsar ligeiramente após o ABS ter sido ativado.
- O pedal do travão pode mover-se para baixo ligeiramente após o ABS ter sido ativado.
Som de funcionamento do sistema EPS Quando o volante é acionado, pode tornar-se audível um som de motor (zumbido). Isto não indica uma avaria.
Reativação automática dos sistemas TRC e VSC/Controlo da Oscilação do Atrelado Depois de desligar os sistemas TRC e VSC/Controlo da Oscilação do Atrelado, os sistemas são reativados automaticamente nas seguintes situações:
- Quando desliga o interruptor do motor é colocado na posição "LOCK" (veículos sem sistema de chave inteligente para entrada e arranque) ou desligado (veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque).
- Se apenas desligou o sistema TRC, o sistema TRC liga quando
a velocidade
do veículo aumenta.
Se desligou os sistemas TRC e VSC/Controlo da Oscilação do Atrelado, a reativação automática não ocorrerá quando a velocidade do veículo aumentar.
Redução da eficácia do sistema EPS A eficácia do EPS é reduzida para evitar que o sistema sobreaqueça quando existe uma utilização frequente do volante durante um certo período de tempo. Como consequência poderá sentir o volante mais pesado. Caso isto aconteça, refreie a utilização excessiva do volante ou pare o veículo e desligue o motor. O sistema EPS deverá voltar à normalidade dentro de 10 minutos.
Condições de funcionamento do controlo da assistência ao arranque em subidas Quando se reúnem as quatro seguintes condições, o controlo de assistência ao arranque em subidas funciona:
- A alavanca de velocidades está numa posição diferente de P ou N (quando arranca para a frente/para trás numa subida).
- O veículo está parado.
- O pedal do acelerador não está a ser pressionado.
- O travão de estacionamento não está aplicado.
Cancelamento automático do sistema de controlo da assistência ao arranque em subidas O controlo de assistência ao arranque em subidas desliga em qualquer das seguintes situações:
- Veículos com caixa de velocidades automática ou Multidrive: A alavanca de velocidades é movida para P ou N.
- O pedal do acelerador é pressionado.
- O travão de estacionamento é aplicado.
- Decorreram 2 segundos aproximadamente após ter libertado o pedal do travão.
AVISO O ABS não funciona corretamente quando
A distância de paragem quando o ABS está a funcionar pode exceder a distância de paragem em condições normais O ABS não foi concebido para diminuir a distância de paragem do veículo. Mantenha sempre uma distância segura do veículo que segue à frente nas seguintes situações:
O TRC pode não funcionar eficazmente quando O controlo e força direcional podem não ser alcançados enquanto conduz em superfícies escorregadias, mesmo que o sistema TRC se encontre em funcionamento. Conduza o veículo cuidadosamente em condições em que possa perder a força e a estabilidade. O controlo da assistência ao arranque em subidas pode não funcionar eficazmente quando
Quando o VSC/Controlo da Oscilação do Atrelado é ativado A luz do indicador de derrapagem pisca. Conduza sempre com cuidado. Uma condução descuidada pode causar um acidente. Tenha particular atenção se a luz do indicador piscar. Quando desliga os sistemas TRC/VSC/Controlo da Oscilação do Atrelado Tenha especial cuidado e conduza a uma velocidade adequada às condições da estrada. Como estes são sistemas concebidos para assegurar a estabilidade do veículo e a força de condução, não desligue os sistemas TRC/VSC/Controlo da Oscilação do Atrelado, a menos que seja necessário. |
AVISO Substituição dos pneus Certifique-se que todos os pneus são do mesmo tamanho, marca, tipo de piso e mesma capacidade de carga. Para além disso, certifique-se que todos os pneus estão atestados à pressão adequada. Os sistemas ABS, TRC e VSC/Controlo de Oscilação do Atrelado não funcionam corretamente se estiverem instalados pneus diferentes no veículo. Contacte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado, para mais informações sobre a substituição dos pneus ou jantes. Manuseamento dos pneus e suspensão A utilização de pneus com qualquer tipo de problema ou a modificação da suspensão pode afetar os sistemas de assistência à condução e pode causar o mau funcionamento de um sistema. Precauções com o Controlo de Oscilação do Atrelado O sistema de Controlo de Oscilação do Atrelado não é capaz de reduzir a oscilação do atrelado em todas as situações. Dependendo de muitos fatores, tais como as condições do veículo, atrelado, superfície da estrada e ambiente da condução, o sistema de Controlo de Oscilação do Atrelado pode não ser eficaz. Consulte o manual do proprietário do atrelado para obter informações sobre como rebocar o seu atrelado corretamente. Se ocorrer oscilação do atrelado Cumpra com as seguintes precauções. Não o fazer pode causar morte ou ferimentos graves.
Se não realizar nenhuma correção extrema com o volante da direção ou travões, o seu veículo e atrelado deverão estabilizar. |