Seat Ateca - Manual de Instruções > Dados técnicos
Características técnicas
Importante
Os dados nos documentos oficiais do veículo têm sempre prioridade em relação aos dados presentes no manual de instruções.
Os dados constantes neste manual aplicam-se aos modelos equipados de série em Espanha.
Para saber qual o motor que equipa o seu veículo, consulte a etiqueta de dados do veículo no Programa de manutenção ou a documentação do veículo.
Estes dados podem ser diferentes nos veículos especiais ou destinados a outros países, em função do equipamento ou da versão.
Abreviaturas utilizadas nesta secção de Dados técnicos
Dados distintivos do veículo
Fig. 230 Etiqueta de dados do veículo (bagageira).
Fig. 231 Número do chassis.
Número do chassis no Easy Connect
- Selecione: botão de função CAR > botão de controlo (Car)* Sistemas > Service & Control > Número do chassis.
Número do chassis
O número do chassis encontra-se no Easy Connet, na etiqueta de dados do veículos e por baixo do para-brisas, no lado do condutor Fig. 231. Também pode encontrar o número do chassis localizado no compartimento do motor, do lado direito. O número encontra-se gravado na longarina superior, estando parcialmente coberto.
Placa do modelo
A placa de identificação do modelo encontra-se na porta do lado direito. Os veículos destinados à exportação para determinados países não têm esta placa.
Etiqueta de dados do veículo
A etiqueta de dados do veículo está colocada na bagageira, por baixo da cobertura de alcatifa na cavidade da roda sobresselente. Uma parte da etiqueta de dados é colada no verso da capa do Programa de manutenção, antes da entrega do veículo ao cliente.
Na etiqueta de dados constam os seguintes dados: Fig. 230
- Número de identificação de veículo (número do chassis)
- Tipo de veículo, modelo, cilindrada, tipo de motor, acabamento, potência do motor e tipo de mudança
- Código de motor, código de mudança, código de tinta exterior e código de equipamento interior
- Equipamentos opcionais e números de PR
Letras de identificação
A letra de identificação do motor pode ser consultada no painel de instrumentos quando o motor está desligado e a ignição ligada.
- Manter pressionado o botão 0.0/SET 4 Fig. 115 durante mais de 15 segundos.
Dados distintivos do veículo
Consumo de combustível
Os valores de consumo homologados derivam-se das medidas realizadas ou supervisionadas por laboratórios certificados da CE conforme à legislação vigente em cada momento (para mais informação, consultar o Jornal Oficial da União Europeia no sítio da Internet EUR-Lex: União Europeia, http://eur-lex.europa.eu/) e regem para as características indicadas do veículo.
Os valores de consumo de combustível e as emissões de CO2 podem-se consultar na documentação entregue ao comprador do veículo no momento da compra.
O consumo de combustível e as emissões de CO2 dependem do equipamento/opcionais da cada veículo individual bem como do estilo de condução, as condições da estrada, o estado do tráfego, as condições ambientais, a carga ou o número de passageiros.
Aviso
Na prática, e considerando todos os fatores aqui mencionados, podem ocorrer valores de consumo diferentes aos calculados, segundo as diretivas europeias vigentes.
Pesos
Os valores da tara são válidos para a versão de base com o depósito 90% cheio e sem equipamentos opcionais. O valor indicado inclui 75 kg relativos ao condutor.
No caso de versões especiais e equipamento opcional, ou montagem posterior de acessórios, a tara pode aumentar.
ATENÇÃO
- Tenha em atenção que no transporte de objetos pesados o comportamento do carro poderá modificar-se por deslocação do centro de gravidade, com o consequente risco de acidente. Por isso, adapte sempre o seu estilo de condução e a velocidade a estas circunstâncias.
- Nunca ultrapassar o peso máximo permitido por eixo nem o peso máximo permitido do veículo. Se estes se excederem as propriedades de funcionamento do veículo podem ser alteradas, o que poderia provocar um acidente e causar lesões aos ocupantes e danos no veículo.
Condução com reboque
Cargas de reboque
As cargas de apoio e reboque permitidas foram estabelecidas, de acordo com testes realizados segundo critérios rigorosamente definidos.
Todas as cargas de reboque autorizadas são válidas para veículos que circulam na UE e, geralmente, até uma velocidade máxima de 80 km/h (50 mph) (em situações excecionais até os 100 km/h (62 mph) ). Estes valores poderão diferir no caso de veículos destinados a outros países. Os dados dos documentos do veículo sobrepõem-se a quaisquer outros.
Cargas de apoio
A carga de apoio máxima permitida da lança sobre a rótula de engate não deve superar 80 kg.
É recomendado o aproveitamento máximo da carga de apoio permitida para maior segurança de circulação. Uma carga de apoio insuficiente prejudica o comportamento do conjunto veículo/reboque.
Se a carga de apoio máxima permitida não for atingida, (p. ex., no caso de reboques pequenos de um eixo, leves e sem carga, ou no caso de reboques de eixo tandem com uma distância entre eixos inferior a 1,0 m), é obrigatório como carga de apoio mínima 4% do peso do reboque.
ATENÇÃO
- Por razões de segurança, não se deverá circular a mais de 80 km/h (50 mph). A mesma recomendação aplica-se aos países onde for permitida uma velocidade mais alta.
- Nunca ultrapasse as cargas de reboque e a carga de apoio permitidas. Se o peso permitido for ultrapassado, o comportamento do veículo pode alterar-se e provocar acidentes, lesões nos ocupantes e danos no veículo.
Rodas
Pressão de ar dos pneus, correntes para a neve e parafusos das rodas
Pressão de ar dos pneus O autocolante com os valores da pressão de ar dos pneus está localizado na face interior da tampa do depósito de combustível. Os valores de pressão de ar dos pneus ali indicados são válidos para os pneus a frio. Não reduza o excesso de pressão que apresentam os pneus a quente.
A pressão dos pneus de inverno é como a dos de verão mais 0,2 bar (2,9 iniciativa/20 kPa).
Correntes para neve As correntes para a neve só podem ser montadas nas rodas dianteiras e apenas nos seguintes pneus:
Parafusos de roda Após a substituição de uma roda, verificar logo que possível, o binário de aperto dos parafusos das rodas com uma chave dinamométrica. O binário de aperto nas jantes de aço e de liga leve é de 140 Nm.
ATENÇÃO
- Verifique a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês. A pressão de ar correta dos pneus é extremamente importante. Se a pressão dos pneus estiver demasiado baixa ou alta, haverá risco de acidente em especial a velocidades mais altas.
- Se os parafusos das rodas forem apertados com um binário de aperto insuficiente, as rodas poderão soltar-se em andamento, com consequente risco de acidente. Ao contrário, um binário de aperto excessivo pode provocar danos nos parafusos ou nas roscas.
Aviso
É recomendável consultar as correspondentes dimensões das jantes, pneus e correntes para neve num serviço técnico.
Dados do motor
Motor a gasolina 1.0 85 kW (115 CV)
a) Com ligeira perda de potência.
a) Dados não disponíveis à hora do fecho desta edição.
Motor diesel 1.6 85 kW (115 CV)
a) Dados não disponíveis à hora do fecho desta edição.
Motor diesel 2.0 110 kW (150 CV)
a) Dados não disponíveis à hora do fecho desta edição.
Dimensões
Fig. 232 Dimensões
Fig. 233 Ângulos e altura livre ao solo
a) Este dado varia em função do tipo de jante.
b) Dimensão até ao teto.
c) Dimensão até às barras de tejadilho.