Seat Ateca - Manual de Instruções > Conselhos para a condução
A passagem para uma mudança mais alta ou mais baixa é feita de modo automático.
O motor só pode arrancar com a alavanca seletora na posição P ou N. A baixas temperaturas (inferiores a -10ºC), o motor só pode arrancar com a alavanca seletora na posição P.
Pôr o veículo em andamento
- Pise o pedal do travão e mantenha-o pressionado.
- Mantenha pressionado o botão de bloqueio (no manípulo da alavanca seletora), coloque a alavanca seletora na posição pretendida, por exemplo D, e solte o botão de bloqueio.
- Espere até que se tenha ligado a caixa de velocidades (nota-se um leve solavanco).
- Solte o pedal do travão e acelere.
Paragem por um curto período de tempo
- Em caso de paragens breves, por exemplo, num semáforo, pise o travão para manter o veículo parado. Não acelere.
Parar/Estacionar
Se abrir a porta do condutor e a alavanca seletora não se encontrar na posição P, o veículo pode mover-se. A indicação para o condutor será: Caixa de velocidades: alavanca seletora na posição de movimento!. Adicionalmente, soa um zumbido.
- Pisar o pedal do travão e mantê-lo pressionado.
- Puxe o travão de estacionamento.
- Coloque a alavanca seletora na posição P.
Parar numa subida
- Pressione sempre o pedal do travão com firmeza, para evitar que o veículo "se desloque para trás; se for necessário, acione o travão de mão". Não aumente o regime do motor (pressionando o acelerador) com uma gama de mudanças selecionada para evitar que o carro "descaia pela descida.
Iniciar a marcha encosta acima
- Puxe o travão de estacionamento.
- Com um nível engatado acelere de forma doseada e solte o travão de mão.
Conduzir em pendentes: em determinadas circunstâncias (por ex., ao conduzir em montanha ou com reboque) pode ser vantajoso utilizar temporariamente a caixa de velocidades manual para selecionar a relação de transmissão adequada manualmente, em função das condições do percurso.
Ao estacionar num sítio plano, basta engrenar a posição P da alavanca seletora. Nos planos inclinados deve acionar-se o travão de estacionamento antes de colocar a alavanca seletora em P. Isto evita a carga excessiva do mecanismo de bloqueio e permite retirar mais facilmente a alavanca seletora da posição P.
ATENÇÃO
Respeite as advertências de segurança em Posições da alavanca seletora.
- Não deixe que o travão patine e não carregue
no pedal do travão com demasiada frequência
nem durante demasiado tempo. Se
travar constantemente, os travões sobreaquecem.
Esta situação provoca uma considerável redução da potência de travagem, o aumento da distância de travagem ou, inclusivamente, a avaria de todo o sistema de travagem.
- Se tiver de parar em rampas, mantenha o veículo sempre parado com o travão do pé ou de mão, para evitar descair.
CUIDADO
- Quando se para numa subida, não se deve
tentar evitar que o veículo descaia selecionando
uma mudança e acelerando. Com isso,
poderia aquecer e danificar a caixa automática.
Acione o travão de mão ou pressione o pedal do travão, para evitar que o veículo se desloque para trás.
- Se deixar rolar o veículo com o motor desligado e a alavanca seletora na posição N, a caixa de velocidades automática é danificada, por não ser lubrificada.
- Em determinadas situações de condução ou condições de trânsito, tais como arranques frequentes, "arrasto" prolongado do veículo ou congestionamentos com paragens contínuas, a caixa de velocidades pode sobreaquecer e ficar danificada! Se se acender a luz de controlo , pare o veículo logo que possível e aguarde que a caixa de velocidades arrefeça.
Dispositivo kick-down
O kick-down é um dispositivo que permite alcançar uma aceleração máxima.
Ao pisar o acelerador a fundo até ultrapassar o ponto de pressão, passa-se para uma mudança mais baixa, em função da velocidade e do regime do motor. A passagem para a mudança mais alta seguinte não será efetuada até que se atinja o regime de rotações máximo pré-determinado.
ATENÇÃO
Tenha em conta que, ao acionar o dispositivo kick-down com a estrada escorregadia, as rodas motrizes podem patinar, com o consequente risco de derrapagem.