Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Suspender o veículo com o macaco
Fig. 276 Pontos de apoio do macaco.
Fig. 277 Macaco posicionado no lado esquerdo traseiro do veículo.
O macaco somente pode ser posicionado nos reforços no assoalho, que se encontram atrás das marcações na carroceria → Fig. 276. Deve ser considerado o ponto de apoio localizado junto à roda correspondente.
Lista de controle
Os seguintes pontos devem ser observados na sequência indicada, para garantir a própria segurança e a segurança dos passageiros :
1. Escolher uma superfície plana e firme para levantar o veículo.
2. Desligar o motor, com transmissão manual engatar uma marcha ou com transmissão automática colocar a alavanca seletora na posição P e ligar o freio de estacionamento eletrônico.
3. Bloquear as duas rodas no lado oposto do veículo com calços dobráveis ou outros objetos apropriados.
4. Na condução com reboque: desacoplar o reboque do veículo de tração e estacioná-lo corretamente.
5. Soltar os parafusos de roda da roda a ser trocada .
6. Procurar o ponto de apoio do macaco sob o veículo, o qual se encontra mais próximo da roda a ser trocada.
7. Levantar o macaco até onde ainda seja possível colocá-lo sob o ponto de apoio do veículo.
8. Garantir que a base do macaco, com toda sua superfície, esteja sobre o chão e que a base se encontre perpendicularmente abaixo do ponto de colocação → Fig. 277.
9. Alinhar o macaco e, simultaneamente, levantar a garra do macaco até ela se encaixar na travessa debaixo do veículo → Fig. 277.
10. Continuar a erguendo o macaco até a roda se levantar do piso.
ATENÇÃO
Uma utilização incorreta do macaco pode resultar no deslizamento do veículo para fora do macaco, provocando ferimentos graves.
Para reduzir o risco de ferimentos, observar o seguinte:
- Utilizar somente macacos liberados pela Volkswagen para o veículo. Outros macacos, mesmo de outros modelos da Volkswagen, podem deslizar.
- O piso deve ser plano e firme. Um piso inclinado ou macio pode causar o deslizamento do veículo para fora do macaco. Se for o caso, utilizar um apoio estável e com superfície larga para o macaco.
- Em caso de um piso escorregadio, como por exemplo, piso de ladrilhos, utilizar uma base antiderrapante, por exemplo, um tapete de borracha, para evitar o deslizamento do macaco.
- Posicionar o macaco somente nos pontos indicados. A garra do macaco deve se encaixar no perfil da longarina de forma segura → Fig. 277.
- Nunca deixar uma parte do corpo, por exemplo, braço ou perna, sob o veículo que esteja levantado somente com o macaco.
- Se for necessário trabalhar sob o veículo, este deve ser apoiado adicionalmente com cavaletes adequados.
- Nunca suspender o veículo se o motor estiver em funcionamento ou se o veículo estiver em uma pista lateralmente inclinada ou íngreme.
- Nunca ligar o motor com o veículo levantado.
Com as vibrações do motor, o veículo pode cair do macaco.
ATENÇÃO
A lista de controle é muito importante para a própria segurança, e a sua inobservância pode causar acidentes e ferimentos graves.
- Seguir sempre as ações da lista de controle e observar as precauções de segurança geralmente válidas.
Trocar a roda
Fig. 278 Troca de roda: desaparafusar os
parafusos de roda com o punho da chave de
fenda.
Remover a roda
- Observar a lista de controle.
- Soltar os parafuso de roda no sentido anti-horário.
- Levantar o veículo.
- Remover totalmente os parafusos de roda soltos com o sextavado interno do punho da chave de fenda → Fig. 278 no sentido anti-horário e depositar numa superfície limpa.
- Remover a roda.
Instalar a roda sobressalente
- Colocar a roda sobressalente ou a roda de emergência.
- Aparafusar o parafuso de roda antifurto com o adaptador na posição → Fig. 275 2 ou 3 no sentido horário e apertar levemente.
- Aparafusar os demais parafusos de roda no sentido horário e apertar levemente com a ajuda do sextavado interno do punho da chave de fenda.
- Abaixar o veículo com o macaco.
- Apertar todos os parafusos de roda firmemente com a chave de roda no sentido horário. Para isso, não apertar em sequência, mas sempre alternando entre parafusos de roda opostos.
- Se for o caso, montar as capas de cobertura, as calotas centrais ou as calotas integrais.
ATENÇÃO
Um torque de aperto incorreto ou parafusos de roda tratados incorretamente podem ocasionar a perda de controle do veículo, provocando acidentes e ferimentos graves.
- Manter todos os parafusos de roda e orifícios rosqueáveis dos cubos das rodas sempre limpos e isentos de óleo e graxa. Os parafusos das rodas devem ser de fácil manuseio e apertados com o torque de aperto prescrito.
- Utilizar o sextavado interno do punho da chave de fenda somente para girar, não para soltar ou apertar os parafusos de roda.
Após a troca de roda
- Se for o caso, limpar as ferramentas de bordo e recolocá-las no porta-objetos no compartimento de bagagem à esquerda.
- Guardar a roda de emergência ou a roda trocada de forma segura no compartimento de bagagem.
- Mandar verificar o torque de aperto dos parafusos de roda imediatamente com um torquímetro .
- Mandar substituir a roda danificada assim que possível.
Em veículos com indicação de controle dos pneus de medição indireta, após a troca de roda, o sistema deve ser "instruído" novamente, se necessário.