Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Situações de condução especiais
Fig. 160 A Veículo na área de uma curva. B
Motociclista à frente.
Fig. 161 A Mudança de faixa de um veículo. B
Veículo virando ou parado.
A regulagem de distância automática possui limites físicos e condicionados ao sistema. Assim, é possível que, por exemplo, sob o ponto de vista do condutor, o controle automático de distância reaja inesperadamente ou com atraso em determinadas condições. Portanto, estar sempre atento e, se necessário, interferir diretamente! As seguintes situações de condução, por exemplo, exigem atenção especial:
Reduzir a velocidade até a parada (somente veículos com transmissão de dupla embreagem DSG)
Se um veículo à frente reduzir a velocidade até a parada, o controle automático de distância também reduzirá a velocidade do próprio veículo até a parada. Consequentemente, o veículo será mantido parado.
Fase de parada (somente veículos com transmissão de dupla embreagem DSG)
Se o controle automático de distância tiver reduzido a velocidade do veículo até a parada, o controle automático de distância não será desligado ao pressionar o pedal do freio! O freio de estacionamento eletrônico é ligado automaticamente e o controle automático de distância é desligado se, durante a fase de parada, ocorrer uma das seguintes situações:
- O cinto de segurança for retirado.
- A porta do condutor for aberta.
- A ignição for desligada.
- A fase de parada durar mais que aproximadamente 3 minutos.
Partida após uma fase de parada (somente veículos com transmissão de dupla embreagem DSG)
O controle automático de distância pode arrancar por si só o veículo após uma fase de parada, assim que o veículo à frente entrar novamente em movimento.
Ultrapassar
Se, ao iniciar o processo de ultrapassagem, os indicadores de direção forem acionados, o controle automático de distância acelerará o veículo automaticamente e reduzirá, assim, a distância em relação a um veículo à frente.
Se o veículo mudar para a faixa de ultrapassagem e nenhum veículo à frente for reconhecido, o controle automático de distância acelera até a velocidade regulada e a mantém constante.
Um processo de aceleração pode ser interrompido a qualquer momento acionando o pedal do freio ou o botão no volante multifunções .
Impedimento de ultrapassagem à direita
Em países com tráfego à direita: quando o controle automático de distância reconhece um veículo em velocidade mais baixa na pista esquerda → Fig. 157, a velocidade será reduzida para impedir uma ultrapassagem proibida pela pista direita.
Em países com tráfego à esquerda, a velocidade será reduzida para impedir uma ultrapassagem proibida pela pista esquerda.
Ao conduzir em curvas
Ao entrar ou sair de curvas, é possível que o sensor do radar perca o veículo à frente ou reaja a um veículo na faixa ao lado → Fig. 160 A. Em tais situações, é possível que o próprio veículo freie sem necessidade ou não reaja mais ao veículo à frente. Nesse caso o condutor precisa sobrepor o controle automático de distância acelerando ou por meio do acionamento do pedal do freio ou do botão no volante multifunções interromper o processo de frenagem.
Conduções em túneis
Ao conduzir em túneis, a função do sensor de radar pode ser limitada. Desligar o controle automático de distância em túneis.
Veículos estreitos e que se movimentam de forma deslocada
Veículos estreitos e que se movimentam de forma deslocada só podem ser reconhecidos pelo sensor do radar se estiverem na área de reconhecimento do sensor → Fig. 160 B. Isto válido especialmente para veículos estreitos como, por exemplo, motocicletas. Frear o próprio veículo, se necessário, automaticamente.
Veículos com carga espacial ou instalações especiais
Peças anexas de carregamento e do veículo, que se sobressaiam lateralmente, para trás ou para cima acima dos limites do veículo, podem possivelmente não ser reconhecidos pelo controle automático de distância.
Desligar o controle automático de distância atrás de veículos com carregamento especial ou peças anexas especiais, bem como ao ultrapassar tais veículos. Frear o próprio veículo, se necessário, automaticamente.
Mudança de faixa de outros veículos
Veículos que mudam de faixa de rodagem numa distância reduzida são reconhecidos pelos sensores do radar somente se estiverem na área de cobertura. A consequência é uma reação tardia do regulagem automática de distância → Fig. 161 A. Frear o próprio veículo, se necessário, automaticamente.
Veículos parados
O controle automático de distância não reconhece durante a condução nenhum objeto parado, como, por exemplo, finais de congestionamentos ou veículos quebrados.
Se um veículo detectado pelo controle automático de distância virar ou mudar de faixa e se houver um veículo parado à frente deste veículo, o controle automático de distância não reagirá ao veículo parado → Fig. 161 B. Frear o próprio veículo, se necessário, automaticamente.
Veículos vindos na direção oposta ou na transversal
O controle automático de distância não reage para os veículos vindos na direção oposta ou na transversal.
Objetos metálicos
Objetos metálicos como, por exemplo, trilhos integrados na pista ou placas de construção podem irritar os sensores do radar e causar reações falhas do controle automático de distância.
Possíveis limitações do sensor do radar
Se a função do sensor do radar for comprometida, por exemplo, por chuva forte, spray de água, neve, gelo ou lama, o controle automático de distância se desliga temporariamente. No display do instrumento combinado aparecerá uma mensagem correspondente. Se necessário, limpar o sensor do radar .
Se a limitação do sensor do radar não existir mais, o controle automático de distância estará à disposição de novo automaticamente. A mensagem no display do instrumento combinado apaga e o controle automático de distância pode ser novamente ativado.
Com forte reflexão do sinal de radar, por exemplo, em estacionamentos fechados, a função do sensor do radar pode ser comprometida.
Condução com reboque
Em condução com reboque o controle automático de distância regula com dinâmica reduzida.
Freios excessivamente aquecidos
Se os freios se aquecerem muito, por exemplo, durante manobras de frenagem fortes ou em conduções longas com declives muito íngremes, o controle automático de distância pode se desligar temporariamente. No display do instrumento combinado aparecerá uma mensagem correspondente. A ativação do controle automático de distância não será, então, possível.
Assim que a temperatura dos freios diminuir o suficiente, o controle automático de distância poderá ser reativado. A mensagem no display do instrumento combinado apaga. Se a mensagem ACC indisponível não se apagar por um longo tempo, há uma avaria. Procurar uma empresa especializada. Para isso, a Volkswagen recomenda procurar uma Concessionária Volkswagen.
Eco ACC
O controle automático de distância possui um modo ecológico. No display do instrumento combinado é mostrado como é possível conduzir por vários tipos de pista diferentes economizando especialmente combustível. O controle automático de distância adapta a velocidade do veículo automaticamente prevendo os limites de velocidade dentro de localidades e fora de localidades, bem como os cruzamentos, curvas, semáforos e placas preferência de mão. O motivo da adaptação da velocidade é mostrado no display do instrumento combinado.
ATENÇÃO
Quando a orientação de condução ACC pronto para arranque aparecer no display do instrumento combinado, e o veículo da frente arrancar, o veículo próprio arrancará automaticamente. Pode ocorrer de o sensor do radar não reconhecer obstáculos que se encontram no caminho. Isso pode ocasionar acidentes e ferimentos graves.
- Antes de todo o procedimento de arranque, controlar o percurso. Se necessário, interromper o processo de partida acionando o pedal do freio.