Seat Ateca - Manual de Instruções > Sistema de visão periférica (Area View)
Introdução ao tema
Utilizando 4 câmaras, o sistema gera uma representação mostrada no ecrã do sistema de infotainment. As câmaras encontram-se na grelha do radiador, nos retrovisores exteriores e na porta da bagageira.
As funções e representações do sistema de visão periférica podem variar dependendo de se o veículo conta com ParkPilot ou não.
ATENÇÃO
A imagem das câmaras não permite calcular com precisão a distância à qual se encontram os obstáculos (pessoas, veículos, etc.), pelo que seu uso poderia provocar acidentes e lesões graves.
- As lentes das câmaras aumentam e distorcem o campo visual e os objetos veem-se no ecrã diferentes e de forma imprecisa.
- Alguns objetos não podem se mostrar ou só de forma pouco clara, por exemplo, os mastros ou as grades finos, devido à resolução do ecrã ou se as condições de luz forem insuficientes.
- As câmaras têm zonas mortas nas quais não podem captar pessoas nem objetos.
- A lente das câmaras dever-se-á manter limpa, sem neve nem gelo, e não deverá cobrir-se.
ATENÇÃO
A tecnologia inteligente que o sistema de visão periférica integra (Area View) não pode superar os limites impostos pelas leis da física e apenas funciona dentro dos limites do sistema. O maior confort que proporciona o sistema de visão periférica não deverá induzir nunca a correr nenhum risco que comprometa a segurança. Se se utilizar de forma negligente ou involuntária, pode provocar um acidente e resultar em lesões graves. O sistema não pode substituir a atenção do condutor.
- Ajustar a velocidade e o estilo de condução às condições de visibilidade, meteorológicas, ao estado do piso e ao trânsito.
- Não se distraia do trânsito com as imagens apresentadas no ecrã.
- Tenha sempre o redor do veículo sob controlo, já que as câmaras não captam as crianças pequenas, os animais e certos objetos em todas as situações.
- A incorporação de um porta-matrículas pode interferir nas vistas mostradas no ecrã, já que é possível que o campo de visão das câmaras se veja reduzido.
- É possível que o sistema não apresente todas as zonas com clareza.
CUIDADO
- As imagens da câmara no ecrã são apenas bidimensionais. Por falta de profundidade espacial, os objetos salientes ou as depressões da faixa de rodagem, por exemplo, poderão identificar-se com dificuldade ou não serem sequer detetados.
- Em determinadas circunstâncias, a câmara não capta objetos como, por exemplo, barras, valas, mastros ou árvores finas, que poderiam causar danos no veículo.
- O sistema mostra as linhas e caixas auxiliares
independentemente do meio do veículo,
não tem lugar nenhuma deteção de objetos.
O condutor tem que avaliar ele mesmo se o veículo cabe no espaço de estacionamento.
CUIDADO
Para garantir o bom funcionamento do sistema, mantenha os sensores de ultrassons limpos, sem neve nem gelo, e não os tape com autocolantes ou outros objetos.
- Nunca utilize um produto de conservação abrasivo para limpar a lente das câmaras.
- Nunca utilize água morna nem quente para
retirar a neve ou o gelo da lente das câmaras.
Caso contrário, as lentes poderão ficar danificadas.
Sistema de visão periférica
Fig. 212 Visualização do sistema de visão periférica:
perspetiva aérea.
Pode-se escolher entre quatro vistas diferentes:
Combinando as imagens de todas as câmaras, gera-se a perspetiva aérea Fig. 212. A perspetiva aérea pode-se selecionar pressionando sobre o veículo dentro da zona.
Pressionando sobre as diferentes áreas Fig. 212 A a D da perspetiva aérea ou da perspetiva aérea reduzida, pode-se selecionar a vista correspondente.
Condições necessárias para utilizar o sistema de visão periférica
- As portas e a porta da bagageira têm que estar fechadas.
- A imagem tem que ser fiável e clara. Assim, por exemplo, a lente da câmara deverá estar limpa.
- A zona ao redor do veículo tem de visualizar-se com clareza e por completo.
- A zona para estacionar ou manobrar deverá ser uma superfície plana.
- O veículo não deverá ir muito carregado na parte traseira.
- O condutor tem que estar familiarizado com o sistema.
- O veículo não deverá apresentar nenhum dano pela zona das câmaras. Uma oficina especializada deverá fazer a revisão do sistema se a posição ou o ângulo de montagem da câmara tiver mudado, por exemplo, após uma colisão na parte traseira.
Vista das imagens das câmaras
- Perspetiva aérea (vista de pássaro): para obter uma vista panorâmica do veículo , vistas tridimensionais, desde diferentes posições das câmaras.
- Câmara dianteira (vista dianteira): para observar o tráfego à frente do veículo (veículos que se cruzam) , para estacionar para a frente em espinha , ao aproximar-se de um obstáculo e na condução fora de estrada através .
- Câmaras laterais (vista lateral): para visualizar a zona próxima às partes laterais do veículo tanto à esquerda como à direita , ou uma combinação de ambos lados .
- Câmara traseira (vista traseira): para observar o tráfego por trás do veículo (veículos que se cruzam) , para estacionar em marcha-atrás em espinha , para estacionar em linha de marcha-atrás e para engatar um reboque no veículo .
A vista selecionada mostra-se no lado direito do ecrã. Na perspetiva aérea reduzida que se visualiza no lado esquerdo aparece a vista enquadrada em cor amarela. Adicionalmente, na margem direita da imagem mostram-se as opções de menu possíveis e as vistas (os denominados "modos") da câmara em questão.
A vista (modo) que esteja ativa nesse momento aparece destacada.
A perspetiva aérea reduzida pode ocultar-se pressionando sobre o símbolo e assim se pode mostrar a vista selecionada em todo o ecrã.
Instruções de uso
Fig. 213 Consola central: tecla para ativar/desativar
manualmente o sistema de visão periférica
quando está em combinação com o sistema
de estacionamento assistido (A)
ou
com o sistema Park Pilot traseiro (B).
Ligar e desligar o sistema de visão periférica | |
Conexão manual da visualização: | Pressione uma vez o botão Fig. 213. |
No ecrã do sistema de infotainment mostra-se a perspetiva aérea Fig. 212. Se se pressionar o botão circulando a mais de 15 km/h (9 mph), não se mostrará a imagem. | |
Conexão automática da visualização: | Selecionar a marcha-atrás. |
Mostra-se a vista da imagem da câmara por trás do veículo no modo de estacionamento em espinha com a perspetiva área reduzida. | |
Desconexão manual da visualização: | Pressione novamente o botão Fig. 213. |
OU: pressione uma tecla do sistema de infotainment montado de fábrica, por exemplo, a tecla RÁDIO . | |
OU: tocar na área de função . | |
Desconexão automática da visualização: | Circule marcha a frente a mais de aprox. 15 km/h (9 mph). |
OU: desligue a ignição. O menu do sistema de visão periférica deixa de se visualizar no momento. |
Particularidades
Exemplos de ilusões óticas causadas pelas câmaras: As imagens das câmaras do sistema de visão periférica são apenas bidimensionais. Por falta de profundidade espacial, é difícil ou impossível apreciar no ecrã as depressões que possa existir no solo, os objetos que sobressaiam do solo ou as peças que sobressaiam de outros veículos.
Exemplos de ilusões óticas causadas pelas câmaras: Nas situações seguintes, os objetos ou outros veículos parecem mais próximos ou afastados no ecrã do que realmente estão.
- Se se passar de uma superfície plana para uma descida;
- Se passar de uma descida para uma superfície plana;
- Se o veículo estiver muito carregado na parte traseira;
- Se o veículo se aproximar de objetos que sobressaem.
Estes objetos podem ficar fora do ângulo de visibilidade das câmaras.
Condução com reboque
O sistema de visão periférica na zona da câmara traseira oculta todas as linhas auxiliares de orientação quando o dispositivo de reboque montado de fábrica estiver ligado eletricamente com um reboque.
Aviso
Para se familiarizar com o sistema e as suas funções, a SEAT recomenda praticar o manuseamento do sistema de visão periférica num lugar sem demasiado tráfego ou num estacionamento.
Menus do sistema de visão periférica (modos)
Fig. 214 Visualização no ecrã do sistema de visão
periférica: A - Câmara dianteira: vista todo-o-terreno B - Câmara traseira:
vista todo-o-terreno
Vistas da perspetiva aérea (vista de pássaro)
Vista |
Visualização no ecrã de todas as câmaras |
Modo principal
|
Representa-se o veículo e o meio mais próximo visto desde cima. Em função do equipamento pode mostrar-se também a visualização da trajetória do ParkPilot. |
Vistas tridimensionais |
Representa-se o
veículo e o seu
meio visto desde cima. Representa-se o veículo e seu meio visto desde cima em oblíquo. Representa-se o veículo e o seu meio visto em oblíquo |
Passando o dedo pelo ecrã do sistema de infotainment na direção das setas, pode-se mudar o ângulo de visão nas vistas tridimensionais do veículo e seu meio.
Vistas da câmara dianteira (vista dianteira)
Vista |
Visualização no ecrã da câmara dianteira |
tráfego transversal
na parte
dianteira
|
Zona esquerda do ecrã: rua transversal
no lado esquerdo. Zona central do ecrã: área diretamente à frente do veículo. Zona direita do ecrã: rua transversal no lado direito. |
Estacionar
em espinha
|
Mostra-se a zona à frente do veículo. No modo de ajuda visualizam-se linhas de orientação. |
Todo-o-terreno
|
Mostra-se a zona situada diretamente à frente do veículo vista desde cima. Por exemplo, num declive para ver a zona diretamente à frente do veículo. A linha vermelha mostra-se a uma distância de aprox. 0,4 m relativamente ao veículo. |
Vistas da câmara lateral (vista lateral)
Vista |
Visualização no ecrã das câmaras laterais |
Lados direito
e esquerdo
|
Representam-se as zonas situadas diretamente ao lado do veículo vistas desde cima para poder rodear com mais precisão os possíveis obstáculos. As linhas auxiliares laranjas mostram-se a uma distância de aprox. 0,4 m relativamente ao veículo. |
Lado esquerdo
|
Mostra-se a zona situada diretamente
junto ao veículo no lado do condutor ou
no lado do acompanhante vista em
oblíquo e possibilita-se a visualização
dos ângulos mortos ao longo do veículo.
A linha auxiliar laranja mostra-se a uma distância de aprox. 0,4 m relativamente ao veículo. |
Lado direito
|
Vistas da câmara traseira (vista traseira)
Vista |
Visualização no ecrã da câmara traseira |
Estacionar
em espinha
|
Mostra-se a zona situada por trás do veículo. No modo de orientação, visualizam-se linhas auxiliares. |
Estacionar
em linha
|
A posição inicial do veículo ao iniciar esta função é um fator determinante do lugar no qual finalizar a manobra o assistente. |
Todo-o-terreno
ou função
de engatar
um reboque
|
Representa-se a parte traseira do veículo.
A linha auxiliar vermelha marca a distância de segurança. Nos veículos com dispositivo de reboque montado de fábrica mostram-se linhas auxiliares semicirculares de cor verde e vermelho. As linhas auxiliares indicam a distância com respeito ao dispositivo de reboque. A distância entre as linhas auxiliares (verdes e vermelha) é de aprox. 0,3 m. A linha auxiliar de cor laranja indica, em função da rotação do volante, a direção prá-calculada do dispositivo de reboque. Em veículos sem dispositivo de reboque montado de fábrica, a distância da linha auxiliar vermelha ao veículo é de aprox. 0,4 m. Não se mostra nenhuma outra linha auxiliar. |
Tráfego
transversal
na parte traseira
|
Zona esquerda do ecrã: rua transversal
no lado esquerdo. Zona central do ecrã: área diretamente por trás do veículo. Zona direita do ecrã: rua transversal no lado direito. |