Seat Ateca - Manual de Instruções > Sistema de estacionamento assistido (Park Assist)
Introdução ao tema
O sistema de estacionamento assistido é uma função adicional do ParkPilot e ajuda ao condutor a:
- encontrar um lugar adequado para estacionar,
- selecionar um modo de estacionamento,
- estacionar de marcha-atrás em linha e em espinha num lugar adequado,
- estacionar de frente em espinha num lugar adequado,
- abandonar o estacionamento de frente de um lugar em espinha.
Nos veículos com sistema de estacionamento assistido e o rádio de fábrica representa-se a zona dianteira, a traseira e os lados e mostra-se a posição dos obstáculos em relação ao veículo.
O sistema de estacionamento assistido está sujeito a determinadas limitações inerentes ao sistema e a sua utilização requer uma atenção especial por parte do condutor.
ATENÇÃO
A tecnologia inteligente que o sistema de estacionamento assistido integra não pode ultrapassar os limites impostos pelas leis da física e funciona apenas dentro dos limites do sistema. O maior conforto que o sistema de estacionamento assistido proporciona nunca deverá induzir a correr nenhum risco que comprometa a segurança. O sistema não pode substituir a atenção do condutor.
- Qualquer movimento acidental do veículo pode causar lesões graves.
- Adapte sempre a velocidade e o estilo de condução às condições de visibilidade, climatéricas, do piso e do trânsito.
- Determinadas superfícies de objetos e peças de vestuário não conseguem refletir os sinais dos sensores de ultrassom. O sistema não consegue detetar, ou não corretamente, esses objetos nem as pessoas que usem tais peças.
- Os sinais dos sensores de ultrassons podem ser afetados por fontes de som externas.
Sob determinadas circunstâncias, isto poderia impedir a deteção da presença de pessoas ou objetos.
- Os sensores de ultrassons têm zonas mortas em que não conseguem detetar pessoas nem obstáculos.
- Tenha sempre o redor do veículo sob controlo, já que os sensores de ultrassons não detetam as crianças pequenas, os animais ou determinados objetos em todas as situações.
ATENÇÃO
Girar rapidamente o volante ao estacionar ou sair do estacionamento com o sistema de estacionamento assistido pode causar lesões graves.
- Não agarre o volante durante as manobras para estacionar e sair do estacionamento sem que o sistema o solicite. O fazê-lo inabilita o sistema durante a manobra, dando como resultado a cancelamento do estacionamento.
CUIDADO
- Em determinadas circunstâncias, os sensores de ultrassons não detetam objetos como, por exemplo, lanças de reboque, barras, barreiras, postes ou árvores finas, ou uma porta do porta-bagagens aberta ou que esteja a abrir-se, e que poderiam danificar o veículo.
- Determinados acessórios montados posteriormente no veículo, como um portabicicletas, podem prejudicar o funcionamento do sistema de estacionamento assistido e poder-se-iam produzir danos.
- O sistema de estacionamento assistido toma como referência os veículos estacionados, os passeios e outros objetos. Tente que nem os pneus nem as jantes fiquem danificados ao estacionar. Se for necessário, interrompa oportunamente a manobra de estacionamento para evitar danos no veículo.
- Os sensores de ultrassons do para-choques podem ficar danificados ou deslocados em caso de embate, por exemplo, ao estacionar ou sair do estacionamento.
- Se utilizar equipamentos de alta pressão ou a vapor para limpar os sensores de ultrassons, aplique-os sobre estes de forma direta apenas por uns instantes e mantendo sempre uma distância superior a 10 cm.
- Uma matrícula ou um porta-matrículas na
parte dianteira com dimensões que excedam
o lugar destinado à matrícula ou uma matrícula
que se encontre curvada ou deformada
pode fazer com que:
- se gerem falsas deteções,
- os sensores percam visibilidade.
- cancelamento da manobra de estacionamento ou estacionamento defeituoso.
- Em caso de avaria de um dos sensores de ultrassons, desativa-se a zona correspondente a esse grupo de sensores (anterior ou posterior) e não se pode ativar até que se repare a avaria. De todas as formas poder-se-á continuar a utilizar os sensores do outro para-choques com toda a normalidade. Caso exista alguma avaria no sistema dirija-se a uma oficina especializada. A SEAT recomenda que se dirija a um concessionário SEAT.
Aviso
- Para garantir o bom funcionamento do sistema, mantenha os sensores de ultrassons do para-choques limpos, sem neve nem gelo, e não os tape com autocolantes ou outros objetos.
- Determinadas fontes de ruídos, como o asfalto rugoso ou o calcetado, e o ruído de outros veículos podem induzir o sistema de estacionamento assistido ou o ParkPilot a emitir avisos errados.
- Para se familiarizar com o sistema e as suas funções, a SEAT recomenda praticar o manuseamento do sistema de estacionamento assistido num lugar sem demasiado tráfego ou num estacionamento.
Descrição do sistema de estacionamento assistido
Fig. 200 Na parte superior da consola central:
tecla para ligar o sistema de estacionamento
assistido.
Os componentes do sistema de estacionamento assistido são os sensores de ultrassons situados nos para-choques dianteiro e traseiro, a tecla Fig. 200 para ligar e desligar o sistema e as indicações no ecrã do painel de instrumentos.
Finalização prematura ou interrupção automática das manobras para estacionar ou sair do estacionamento
O sistema de estacionamento assistido interrompe as manobras para estacionar ou sair do estacionamento quando se dá um dos seguintes casos:
- Se se pressionar a tecla .
- Se se ultrapassar uma velocidade de aprox 7 km/h (4 mph).
- O condutor agarra o volante.
- A manobra de estacionamento não se conclui no espaço de aprox. 6 minutos desde a ativação da direção automática.
- Há uma avaria no sistema (o sistema não está disponível temporariamente).
- Desliga-se o ASR.
- O ASR ou o ESC intervêm regulando.
- Caso se abra a porta do condutor.
Para reiniciar a manobra é necessário que não se dê nenhum destes casos e voltar a pressionar a tecla .
Particularidades
O sistema de estacionamento assistido está sujeito a determinadas limitações inerentes ao sistema. Daí que, por exemplo, não seja possível estacionar nem sair do estacionamento em curvas fechadas com ele.
Ao estacionar e sair do estacionamento soa um sinal breve para pedir ao condutor que mude entre marcha à frente e marcha-atrás.
Caso este sinal não se produza, indicar-se-á a mudança de marcha ao produzir-se o sinal contínuo (objeto a ≤30 cm) no Park Pilot.
Quando o sistema de estacionamento assistido gira o volante com o veículo parado, no ecrã do painel de instrumentos aparece adicionalmente o símbolo . Carregue no travão para rodar o volante com o veículo parado e haja o menor número possível de manobras no lugar de estacionamento.
Condução com reboque
O sistema de estacionamento assistido não se pode ativar se o dispositivo de reboque montado de fábrica estiver ligado eletricamente a um reboque.
Após substituir uma roda
Se, após substituir alguma roda, o veículo deixar de estacionar ou sair do estacionamento corretamente, pode dar-se o caso de a circunferência da nova ser diferente e o sistema terá que adaptar-se à mesma. Esta adaptação é automática e tem lugar durante a marcha. Virar lentamente, a menos de 20 km/h (12 mph), pode contribuir para o referido processo de adaptação em Introdução ao tema.
Selecionar um modo de estacionamento
Fig. 201 Quadro geral das visualizações reduzidas
para os modos de estacionamento: A - Estacionar
em linha de marcha-atrás. B - Estacionar
em espinha de marcha-atrás. C - Estacionar em
espinha de frente.
Fig. 202 No ecrã do painel de instrumentos:
visualização do sistema de estacionamento
assistido com visualização reduzida.
Selecionar um modo de estacionamento com o sistema de estacionamento assistido com passagem prévia pela frente do lugar
Após ativar o sistema de estacionamento assistido e após a deteção de um lugar de estacionamento, no ecrã do painel de instrumentos propõe-se um modo de estacionamento.
O sistema de estacionamento assistido seleciona o modo de estacionamento automaticamente.
O modo selecionado mostra-se no ecrã do painel de instrumentos Fig. 202.
Também se mostra a visualização reduzida de outros modos de estacionamento possíveis Fig. 201. Se o modo selecionado pelo sistema não corresponder com o modo pretendido, pode selecionar-se outro modo pressionando novamente a tecla Fig. 200.
Medida a adotar |
|
1. | Têm que cumprir-se as condições necessárias para estacionar com o sistema de estacionamento assistido. |
2. | Pressione o botão . |
Quando o sistema está ligado, acende-se uma luz de controlo na tecla . Adicionalmente, no ecrã do painel de instrumentos mostra-se o modo de estacionamento que está selecionado e na visualização reduzida mostra-se outro modo de estacionamento que se pode mudar. | |
3. | Ligue a luz indicadora de mudança de direção
correspondente ao lado da estrada onde vai estacionar.
No ecrã do painel de instrumentos é apresentado o lado correspondente da estrada. Por defeito, se não se ligar a luz indicadora de mudança de direção, estaciona à direita no sentido da circulação. |
4. | Conforme o caso, volte a pressionar a tecla para mudar para o modo de estacionamento seguinte. |
Uma vez que se tenha mudado para todos os modos de estacionamento possíveis, se se voltar a pressionar a tecla , o sistema desativa-se. | |
5. | Conforme o caso, pressione novamente a tecla para voltar a ativar o sistema. |
6. | Siga as indicações que se mostram no ecrã do painel de instrumentos sem deixar de prestar atenção ao trânsito e passe com o veículo junto ao lugar de estacionamento. |
Caso especial de lugar de estacionamento em espinha para estacionar em frente sem passagem prévia pela frente
Medida a adotar |
|
1. | Têm que cumprir-se as condições necessárias para estacionar com o sistema de estacionamento assistido. |
2. | Dirija-se em marcha à frente para o lugar de estacionamento sem deixar de prestar atenção ao trânsito e pare o veículo. |
3. | Pressione o botão uma vez. |
Quando o sistema está ligado, acende-se uma luz de controlo na tecla . Adicionalmente, no ecrã do painel de instrumentos mostra-se o modo de estacionamento que está selecionado sem visualização reduzida. | |
4. |
Solte o volante em Introdução ao tema. |
Estacionar com o sistema de estacionamento assistido
Fig. 203 No ecrã do painel de instrumentos: estacionar em linha. A - Procurar um lugar de estacionamento.
B - Posição para estacionar. C - Manobras.
Fig. 204 No ecrã do painel de instrumentos: estacionar em espinha. A - Procurar um lugar de estacionamento. B - Posição para estacionar.
C - Manobras.
Legenda da Fig. 203 e Fig. 204:
- Indicação de circular em marcha em frente
- Próprio veículo
- Veículo estacionado
- Lugar de estacionamento detetado
- Indicação de estacionar
- Indicação de carregar no pedal do travão
- Barra de progresso
Barras de progresso
A barra de progresso Fig. 203 7 e Fig. 204 7 mostra simbolicamente no ecrã do painel de instrumentos a distância relativa que ainda fica por percorrer. Quanto maior for a distância, mais cheia está a barra de progresso. Ao circular em marcha à frente, o conteúdo da barra de progresso diminui 7 para acima, e ao circular marcha-atrás, diminui para baixo.
Condições necessárias para estacionar com o sistema de estacionamento assistido
No caso de lugares de estacionamento em linha | No caso de lugares de estacionamento em espinha |
A regulação antipatinagem em aceleração (ASR) tem que estar ligada | |
Não ultrapassar os
40 km/h (25 mph) aprox.
ao passar junto ao lugar de estacionamento. |
Não ultrapassar os
20 km/h (12 mph) aprox.
ao passar junto ao lugar de estacionamento. |
Manter uma distância de entre 0,5 e 2,0 metros ao passar junto ao lugar de estacionamento. | |
Comprimento do lugar: comprimento do veículo + 0,8 metros | Largura do lugar: largura do veículo + 0,8 metros |
Não ultrapassar os 7 km/h (4 mph) aprox. ao estacionar. |
Estacionar
Realize as seguintes operações: | |
1. | Têm que cumprir-se as condições necessárias para estacionar com o sistema de estacionamento assistido e tem que estar selecionado o modo de estacionamento. |
2. | Observe na visualização do ecrã do painel de instrumentos
se se detetou o lugar como "apropriado
" e se atingiu a posição correta para estacionar
Fig. 203 B ou Fig. 204 B. O lugar terá sido considerado "apropriado" se no ecrã do painel de instrumentos aparecer a indicação de estacionar 5 . |
3. | Pare o veículo e, em seguida, após uma breve pausa, engrene a marcha-atrás. |
4. | Solte o volante em Introdução ao tema. |
5. | Tenha em conta a seguinte mensagem: Dir.
autom. ativa. Veja à sua volta. Enquanto observa à sua volta vá acelerando com precaução, até aos 7 km/h (4 mph) como máximo. Durante a manobra de estacionamento, o sistema unicamente encarrega-se da direção. Você, como condutor, tem que acelerar, embraiar se for necessário, mudar de velocidade e travar. |
6. | Recue até que soe o sinal contínuo do ParkPilot. OU: recue até que no ecrã do painel de instrumentos apareça a indicação de marcha à frente Fig. 203 A 1 ou Fig. 204 A 1 . OU: recue até que no ecrã do painel de instrumentos apareça a mensagem Park Assist finalizado. A barra de progresso 7 indica a distância que é necessário percorrer. |
7. | Carregue no pedal do travão até que o sistema de
estacionamento assistido termine de realizar os
giros do volante OU: até que o símbolo se apague no ecrã do painel de instrumentos. |
8. | Engatar a 1ª velocidade. |
9. | Siga em frente até que soe o sinal contínuo do
ParkPilot. OU: siga em frente até que no ecrã do painel de instrumentos apareça a indicação de fazer marcha-atrás. O sistema de estacionamento assistido manobra o veículo em frente e em marcha-atrás até centrá-lo no lugar Fig. 203 C ou Fig. 204 C. |
10. | Para conseguir um resultado ótimo, espere no final
de cada manobra que o sistema de estacionamento
assistido termine de girar o volante. A manobra de estacionamento finaliza quando aparece a respetiva mensagem no ecrã do painel de instrumentos e, conforme o caso, soa um sinal acústico. |
Aviso
Se durante o estacionamento a manobra finalizar antes do tempo, o resultado poderá não ser ótimo.
Sair do estacionamento com o sistema de estacionamento assistido (apenas no caso de lugares em linha)
Fig. 205 No ecrã do painel de instrumentos:
sair do estacionamento de um lugar em linha.
Legenda da Fig. 205:
- Veículo estacionado
- Veículo próprio com a marcha-atrás engrenada
- Barra de progresso para indicar a distância que ainda fica por percorrer
- Indicação da manobra proposta para sair do estacionamento
Condições necessárias para sair do estacionamento com o sistema de estacionamento assistido
- Apenas para lugares de estacionamento em linha.
- A regulação antipatinagem em aceleração (ASR) tem que estar ligada .
- Comprimento do lugar: comprimento do veículo + 0,5 metros
- Não ultrapassar uma velocidade de 7 km/h (4 mph) aprox. ao sair do estacionamento.
Sair do estacionamento
Realize as seguintes operações
No caso de lugares de estacionamento em linha | |
1. | Têm que cumprir-se as condições necessárias para sair do estacionamento com o sistema de estacionamento assistido. |
2. | Ponha o motor a trabalhar . |
3. | Pressionar o botão . Quando o sistema está ligado, acende-se uma luz de controlo na tecla . |
4. | Ligue a luz indicadora de mudança de direção correspondente ao lado da estrada pelo qual se tem que sair do lugar de estacionamento. |
5. | Engrene a marcha-atrás ou coloque a alavanca seletora na posição R. |
6. | Solte o volante em Introdução ao tema. Tenha em conta a seguinte mensagem: Dir. autom. ativa. Veja à sua volta. Enquanto observa à sua volta vá acelerando com precaução, até aos 7 km/h (4 mph) como máximo. Ao sair do estacionamento, o sistema unicamente encarrega-se da direção. Você, como condutor, tem que acelerar, embraiar se for necessário, mudar de velocidade e travar. |
7. | Recue até que soe o sinal contínuo do ParkPilot. OU: siga em marcha-atrás até que no ecrã do painel de instrumentos apareça a indicação de ir em frente. A barra de progresso Fig. 205 3 indica a distância que é necessário percorrer. |
8. | Carregue no pedal do travão até que o sistema
de estacionamento assistido termine de realizar
os giros do volante. OU: carregue no pedal do travão até que o símbolo se apague no ecrã no painel de instrumentos. |
9. | Siga em frente até que soe o sinal contínuo do
ParkPilot. OU: siga em frente até que no ecrã do painel de instrumentos apareça a indicação de fazer marcha-atrás. O sistema de estacionamento assistido manobra o veículo em frente e em marcha-atrás até que seja possível sair do lugar. |
10. | O veículo pode sair do lugar quando aparecer a
respetiva mensagem no ecrã do painel de instrumentos
e, conforme o caso, soa um sinal acústico. Encarregue-se da direção com o ângulo de viragem ajustado pelo sistema de estacionamento assistido. |
11. | Tendo atenção ao trânsito, saia do lugar de estacionamento. |
Intervenção automática do sistema de estacionamento assistido nos travões
O sistema de estacionamento assistido ajuda o condutor intervindo automaticamente nos travões em determinados casos.
A responsabilidade de travar atempadamente é sempre do condutor.
Intervenção automática nos travões para evitar ultrapassar a velocidade permitida
Para evitar que se ultrapasse a velocidade permitida de aprox. 7 km/h (4 mph) ao estacionar e sair do estacionamento, pode ocorrer uma intervenção automática nos travões.
Após a intervenção automática nos travões pode-se continuar com as manobras para estacionar ou sair do estacionamento.
Produz-se unicamente uma intervenção automática nos travões por cada tentativa de estacionar ou sair do estacionamento. Se se ultrapassar novamente os 7 km/h (4 mph) aprox., a operação correspondente interrompe-se.
Intervenção automática nos travões para reduzir danos
Em função de determinadas condições o sistema de estacionamento assistido pode travar o veículo automaticamente perante um obstáculo, acionando e mantendo acionado brevemente o pedal do travão. A seguir o condutor tem que carregar no pedal do travão.
Uma intervenção automática nos travões para reduzir danos faz com que a manobra de estacionamento finalize.
ATENÇÃO
A intervenção automática nos travões do sistema de estacionamento assistido não deverá induzir a correr nenhum risco que comprometa a segurança. O sistema não pode substituir a atenção do condutor.
- O sistema de estacionamento assistido está sujeito a determinadas limitações inerentes ao sistema. Em algumas situações, a intervenção automática nos travões poderá funcionar apenas de forma limitada ou não funcionar em absoluto.
- Esteja sempre preparado para travar o veículo você mesmo.
- A intervenção automática dos travões finaliza após 1,5 segundos, aprox. A seguir, trave você mesmo o veículo.