Seat Ateca - Manual de Instruções > Introdução ao tema
Tenha em conta as disposições específicas do país em questão relativas à condução com reboque e a utilização de um dispositivo de reboque.
O veículo tem sido desenvolvido em primeira linha para o transporte de pessoas, mas também se pode utilizar para levar um reboque se dispuser do equipamento técnico correspondente.
Esta carga adicional tem repercussões na vida útil, no consumo de combustível e nas prestações do veículo e, em determinadas circunstâncias, pode implicar uma redução dos intervalos de serviço.
A condução com reboque implica um maior esforço para o veículo e, por outro lado, requer uma maior concentração do condutor.
Em época invernal, deverão montar-se pneus de inverno tanto no veículo como também no reboque.
Carga vertical máxima tecnicamente admissível sobre o acoplamento
A carga vertical máxima tecnicamente admissível da lança do reboque sobre o engate de bola do dispositivo de reboque é de 85 kg.
Veículos com sistema Start-Stop:
Se o veículo for equipado com um dispositivo de reboque montado de fábrica ou com um montado posteriormente pela SEAT, o sistema Start-Stop funciona da forma habitual.
Não há que ter em conta nenhuma particularidade.
Se o sistema não reconhecer o reboque ou o dispositivo de reboque não tiver sido montado posteriormente pela SEAT, há que desligar o sistema Start-Stop, pressionando a tecla correspondente na parte inferior da consola central, antes de começar a circular com o reboque e o deixar desligado durante todo o trajeto.
Veículos com seleção do perfil de condução
Se vai conduzir o veículo com um reboque engatado, não se recomenda o uso do perfil de condução Eco. Aconselha-se selecionar outro dos perfis de condução disponíveis dantes de começar a circular com um reboque.
ATENÇÃO
Não utilize nunca o reboque para transportar pessoas, já que poria em perigo a sua vida e poderá ser proibido.
ATENÇÃO
A utilização indevida do engate para reboque pode provocar acidentes e lesões.
- Utilize o dispositivo de reboque unicamente se se encontrar em perfeito estado e for corretamente fixado.
- Não leve a cabo nenhum tipo de modificação ou reparação no dispositivo de reboque.
- Para reduzir o perigo que se produzam lesões em caso de colisões traseiras e para que os peões e os ciclistas não sofram lesões quando estacionar o veículo, retire ou desmonte sempre o engate de bola quando não utilizar um reboque.
- Não monte nunca um dispositivo de reboque "com distribuição de peso" ou "compensação de carga". O veículo não foi desenhado para este tipo de dispositivos de reboque. O dispositivo de reboque poderia falhar e o reboque poderia soltar-se do veículo.
ATENÇÃO
A condução com reboque e o transporte de objetos pesados ou de grande superfície podem modificar as propriedades de marcha e provocar um acidente.
- Fixe sempre corretamente a carga com correias ou fitas adequadas e em bom estado.
- Adapte sempre a velocidade e o estilo de condução às condições de visibilidade, climatéricas, do piso e do trânsito.
- Os reboques com um centro de gravidade alto têm mais probabilidades de virar que aqueles que o têm baixo.
- Evitar as travagens e as manobras bruscas.
- Aumente a precaução nas ultrapassagens.
- Reduza imediatamente a velocidade assim que notar que o reboque se balança no mais mínimo.
- Não circule a mais de 80 km/h (50 mph) quando viajar com reboque (ou 100 km/h (60 mph) em casos excecionais). Isto também é válido nos países em que é permitido circular a maior velocidade. Tenha em conta a velocidade máxima permitida no país correspondente para os veículos que levem um reboque, pois poderia ser inferior à permitida para os veículos que não levem nenhum.
- Nunca tente "endireitar" o conjunto veículo/ reboque através de aceleração.
ATENÇÃO
Se o dispositivo de reboque tiver sido montado posteriormente por uma oficina diferente da SEAT, é necessário que desligar o sistema Start-Stop manualmente sempre que se circule com reboque. Caso contrário, poderia produzir-se uma avaria no sistema de travões e, como consequência, ter lugar um acidente e lesões graves.
- Desligue sempre manualmente o sistema Start-Stop quando levar um reboque engatado a um dispositivo de reboque que não tenha sido montado pela SEAT.
Aviso
- Antes de engatar ou desengatar um reboque, desative sempre o alarme antirroubo. Caso contrário, o sensor de inclinação poderia provocar o disparo sem que assim se desejasse.
- Não circule com reboque durante os primeiros 1000 km do motor .
- A SEAT recomenda, se possível, desmontar
ou retirar o engate de bola quando não se utilizar.
Em caso de uma colisão traseira, os danos no veículo poderiam ser maiores se se levar o engate montado.
- Alguns dispositivos de reboque montados
posteriormente tapam o alojamento da argola
de reboque traseira. Nestes casos, não se pode
utilizar a argola de reboque para o arranque
por reboque ou o reboque de outros veículos.
Por esta razão, se tem equipado o veículo posteriormente com um dispositivo de reboque, guarde sempre o engate de bola no veículo quando o desmontar.
Aviso de controlo
O engate de bola para reboque não está bloqueado.
Comprove o bloqueio do dispositivo de reboque.
Ao ligar a ignição acendem-se durante um breve período alguns avisos de advertência e de controlo como modo de verificação. Apagam-se após alguns segundos.
ATENÇÃO
Se não forem tidos em conta os avisos de advertência que se acendem e as mensagens correspondentes, o veículo poderá ficar parado no meio do trânsito e provocar um acidente e ferimentos graves.
- Nunca ignore os avisos de advertência nem as mensagens.
- Pare assim que seja possível e seguro.
CUIDADO
Caso sejam ignorados os avisos de controlo que se acendem e as mensagens correspondentes, poderão ocorrer avarias no veículo.