O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Inscrição dos pneus e tipo de pneu

Conhecimentos importantes sobre rodas e pneus
Fig. 270 Inscrição dos pneus internacional.

→ Fig. 270 Inscrição dos pneus (exemplo) Significado
1 Nome do produto Denominação dos pneus individuais do fabricante.
2 DOT O pneu atende aos pré-requisitos legais do Ministério dos Transportes dos EUA responsável pelas normas de segurança dos pneus (Department of Transportation).
3 JHCO CHWS 2213 Número de inscrição dos pneus (TIN a) - em alguns casos, somente na parte interna da roda) e data de fabricação:
JHCO CHWS Código da fábrica fabricante e dados do fabricante do pneu sobre as dimensões e características.
2213 Data de fabricação: 22ª semana do ano de 2013.

Informações ao usuário final sobre valores de comparação entre os pneus básicos disponíveis (procedimentos de teste normatizados)

4 TREADWEAR 280 Expectativa de vida relativa do pneu com base em um teste padrão específico para os E.U.A. Um pneu com a especificação 280 se desgasta 2,8 vezes mais lentamente do que o pneu normal, com um índice Treadwear de 100. O respectivo desempenho do pneu depende das respectivas condições de utilização e pode variar significativamente dos valores normais devido o comportamento de direção, a manutenção, as diferentes particularidades da pista e as condições climáticas.
5 TRACTION AA Capacidade de frenagem do pneu em pista molhada (AA, A, B ou C). Essa é medida em condições controladas em pistas de testes certificadas. Pneus marcados com C têm uma potência de tração baixa. O índice de tração atribuído ao pneu é baseado em pistas de teste retas e não inclui a aceleração, saídas laterais em curvas nem a aquaplanagem e tração sob carga máxima.
6 TEMPERATURA A Resistência do pneu à temperatura em testes com velocidades mais elevadas (A, B ou C). Pneus com identificadores A e B superam os pré-requisitos legais. A avaliação da temperatura se baseia em pneus com a pressão correta e exclui o excesso de pressão. Velocidade excessivas, pressão incorreta e excesso de pressão podem ocasionar sozinhos ou em conjunto um aquecimento ou danos nos pneus.
7 88 H Índice de carga e código de velocidade.
8 Rotação e seta Identificação do sentido de rodagem do pneu.
OU: Outside Identificação do lado externo do pneu.
9 MAX INFLATION 350 KPA (51 psi / 3,51 bar) Limitação para a pressão de ar máxima nos EUA.
10 M+S ou M/S ou Indicação para pneus adequados para o inverno (pneus para lama e para neve). Pneus com cravos são identificados depois do S com um E.
11 TWI Indica a posição do indicador de desgaste (Tread Wear Indicator).
12 Nome da marca, logotipo Fabricante.
13 Feito na Alemanha País de fabricação.
14 Identificação especifica para a China (China Compulsory Certification).
15 023 Identificação especifica para o Brasil.
16 E4 e4 0200477 Identificação segundo prescrições internacionais com número do país emissor da aprovação. Pneus aprovados conforme o regulamento ECE são identificados com E, pneus conforme o regulamento EG com e. Em seguida, segue o número de autorização multidígito.
17 RADIAL TUBELE Pneu radial sem câmara.
18 P 195 / 65 R 15 XL Descrição do tamanho:
P Identificação para veículos de passeio.
195 Largura do pneu de lado a lado em mm.
65 Proporção altura e largura em %
R Código do tipo de construção radial.
15 Diâmetro do aro em polegadas.
XL Pneu de modelo mais robusto ("Extra Loa
19 CARGA MÁXIMA 615 KG (1235 LBS) Especificação para a capacidade máxima de carga por roda nos EUA.
20 SIDEWALL 1 PLY RAYON Especificações dos componentes da subestrutura do pneu:1 camada Rayon (seda sintética).
TREAD 4 PLIES

1 RAYON + 2 STEEL + 1 NYLON

Dados sobre os componentes da banda de rodagem: no exemplo, encontram-se 4 camadas sob a banda de rodagem: 1 camada de Rayon (seda sintética), 2 camadas de cinta de aço e 1 camada de nylon.

a) TIN é o número de série do pneu.

O rotulo do pneus também está disponível na parte interna. Se for o caso se encontram somente em um lado do pneu determinadas marcações, por exemplo número de identificação do pneu e data de fabricação.

Outros números eventuais se tratam de identificações internas do fabricante ou especificas de países.

Pneus de baixo perfil

Os pneus de baixo perfil fornecem, em comparação com outras combinações de rodas e pneus, uma menor banda de rodagem e um maior diâmetro do aro com uma altura menor do flanco dos pneus → em Manuseio de rodas e pneus. Os pneus de baixo perfil melhoram as características de condução e a precisão. Mas podem ocorrer limitações de conforto em estradas e ruas ruins.

Pneus unidirecionais

Pneus unidirecionais foram desenvolvidos para rodar em somente uma direção. Nos pneus unidirecionais, o flanco do pneu é marcado com setas. A direção de rodagem indicada deve ser seguida obrigatoriamente. Somente assim as características de rodagem ideais referentes a aquaplanagem, capacidade de aderência, ruído e desgaste são garantidas.

Se, mesmo assim, um pneu for montado na direção de rodagem contrária, conduzir obrigatoriamente com mais cuidado, uma vez que o pneu não está sendo mais utilizado segundo as determinações. Isto é especialmente importante em ruas molhadas. O pneu deve ser substituído ou montado na direção de rodagem correta o mais rápido possível.

Pneus assimétricos

Pneus assimétricos consideram o comportamento da parte interna e externa do perfil padrão. Nos pneus assimétricos, o flanco do pneu é marcado com setas na parte interna e externa. Manter obrigatoriamente a posição do pneu no aro. Somente assim as características de rodagem excepcionais referentes à aquaplanagem, capacidade de aderência, ruído e desgaste são garantidas.

Capacidade de carga dos pneus

O índice de carga indica quantos quilogramas podem ser carregados sobre cada pneu (capacidade de carga).

Alguns exemplos:

85  515 kg
87  545 kg
88  560 kg
91  615 kg
92  630 kg
93  650 kg
95  690 kg
97  730 kg
99  775 kg
100  800 kg
101  825 kg
102  850 kg
103  875 kg
104  900 kg

Letras referenciais de velocidade

O código de velocidade indica com qual velocidade máxima um pneu pode ser rodado.

P   máximo 150 km/h (93 mph)
Q  máximo 160 km/h (99 mph)
R   máximo 170 km/h (106 mph)
S   máximo 180 km/h (112 mph)
T   máximo 190 km/h (118 mph)
U   máximo 200 km/h (125 mph)
H   máximo 210 km/h (130 mph)
V   máximo 240 km/h (149 mph)
W  máximo 270 km/h (168 mph)
Y   máximo 300 km/h (186 mph)
Z   máximo 240 km/h (149 mph)

Alguns fabricantes de pneus utilizam uma combinação de letras "ZR" para pneus com velocidade máxima permitida superior a 240 km/ h (149 mph).

Indicações específicas do veículo sobre a carga e intervalo de velocidade dos pneus

Os veículos dentro da União Europeia e dos Estados-Membro da União Europeia recebem um certificado de conformidade CE (Documento COC). O certificado de conformidade CE contém as indicações sobre o tamanho e o diâmetro e a capacidade de carga e o intervalo de velocidade dos pneus liberados pela Volkswagen para o respectivo modelo de veículo.

É possível determinar com a plaqueta de identificação se há um certificado de conformidade CE para o veículo. A etiqueta de características do veículo pode ser vista na coluna da porta após a abertura da porta do condutor.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Roda sobressalente ou roda de emergência

Fig. 269 No compartimento de bagagem: manípulo para fixação da roda sobressalente.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Pneus de inverno

No inverno, os pneus de inverno melhoram nitidamente as características de condução do veículo. Pneus de verão são menos antiderrapantes sobre o gelo e a neve devido a sua fabricação (largura, composição da borracha, modelagem do perfil). A Volkswagen recomenda o uso de pneus de inverno ou de pneus para todas as estações em todas as 4 rodas do veículo, especialmente quando são esperadas condições de inverno nas ruas. Os pneus de inverno também melhoram o comportamento de frenagem do veículo e ajudam a reduzir a distância de parada em condições de inverno. Em temperaturas abaixo de +7 ºC (+45 ºF), a Volkswagen recomenda a instalação de pneus de inverno.

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > BSM (Monitor do Ponto Cego)

Sumário do Monitor do Ponto Cego O Monitor do Ponto Cego é um sistema que tem 2 funções: Função BSM (Monitor do Ponto Cego) Assiste o condutor a tomar uma decisão quando muda de faixa de rodagem Função RCTA (Alerta de Tráfego Traseiro) Assiste o condutor quando faz marcha-atrás

Manuais