Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Auxílio à partida
Introdução ao tema
Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas:
- Ponto de auxílio à partida (polo positivo)
- Ponto de auxílio à partida (ponto de aterramento)
- Executar o auxílio à partida
Se o motor não puder ser ligado porque a bateria do veículo está descarregada, é possível utilizar a bateria de outro veículo para a partida.
Para o auxílio à partida é necessário um cabo auxiliar de partida adequado conforme a DIN 72553 (ver indicações do fabricante do cabo). A seção transversal do cabo deve ter no mínimo 25 mm2 em veículos com motor a gasolina, e no mínimo 35 mm2 em veículos com motor a diesel.
Nos veículos com a bateria do veículo no compartimento de bagagem, o cabo auxiliar de partida somente pode ser conectado nos pontos de auxílio à partida no compartimento do motor.
ATENÇÃO
A utilização inadequada dos cabos auxiliares de partida e um auxílio à partida realizado de forma incorreta podem causar uma explosão da bateria do veículo e ferimentos graves. Para reduzir o risco de explosão da bateria do veículo, observar o seguinte:
- Todos os trabalhos na bateria do veículo e no sistema elétrico podem causar queimaduras graves, incêndios e choques elétricos. Antes de qualquer trabalho na bateria do veículo, ler e observar sempre os seguintes alertas e precauções de segurança.
- A bateria do veículo fornecedora de corrente deve ter a mesma tensão (12 V) e aproximadamente a mesma capacidade (ver gravação na bateria do veículo) que a bateria do veículo descarregada.
- Nunca carregar uma bateria do veículo congelada ou que tenha sido descongelada.
Uma bateria do veículo descarregada pode congelar em temperaturas em torno de 0 ºC (+32 ºF).
- Uma bateria do veículo congelada ou que tenha sido descongelada deve ser substituída.
- Durante o auxílio à partida, uma mistura de gás detonante altamente explosiva é formada na bateria do veículo. Manter fogo, faíscas, chamas expostas e cigarros em brasa sempre distantes da bateria do veículo.
Nunca utilizar um telefone móvel enquanto os cabos auxiliares de partida são conectados e desconectados.
- Carregar a bateria do veículo somente em locais bem ventilados, pois no auxílio à partida é formada uma mistura de gás detonante altamente explosiva.
- Os cabos auxiliares de partida nunca devem entrar em contato com peças giratórias no compartimento do motor.
- Nunca confundir o polo positivo com o polo negativo ou conectar os cabos auxiliares de partida incorretamente.
- Observar o manual de instruções do fabricante do cabo auxiliar de partida.
NOTA
Para evitar danos consideráveis ao sistema elétrico no veículo, observar o seguinte:
- Cabos auxiliares de partida conectados incorretamente podem provocar um curto-circuito.
- Não deve haver contato entre os veículos, do contrário, poderá haver fluxo de corrente ao conectar os polos positivos.
Ponto de auxílio à partida (polo positivo)
Fig. 245 No compartimento do motor sob uma
cobertura: ponto de auxílio à partida (polo
positivo).
Nos veículos com bateria do veículo no compartimento de bagagem, no compartimento do motor existe um ponto de auxílio à partida (polo positivo) → Fig. 245 (+) sob uma cobertura, para conectar o cabo de auxílio à partida vermelho.
O auxílio à partida somente pode ser dado ou recebido por intermédio deste ponto de auxílio à partida.
Ponto de auxílio à partida (ponto de aterramento)
Fig. 246 No compartimento do motor: ponto de
auxílio à partida (ponto de aterramento).
O ponto de auxílio à partida (ponto de aterramento) para conexão do cabo de auxilio de partida preto encontra-se no compartimento do motor → Fig. 246 (-) .
O auxílio à partida somente pode ser dado ou recebido por intermédio deste ponto de auxílio à partida.
Executar o auxílio à partida
Fig. 247 Esquema para a conexão dos cabos
auxiliares de partida (bateria do veículo no
compartimento do motor).
Fig. 248 Esquema para a conexão dos cabos
auxiliares de partida (bateria do veículo no
compartimento de bagagem).
Legenda para Fig. 247 e Fig. 248:
- Polo positivo ou ponto de auxílio à partida (polo positivo) do veículo com bateria do veículo descarregada, que recebe ajuda à partida.
- Polo positivo da bateria do veículo que fornece energia para auxílio à partida.
- Ponto de aterramento adequado do veículo que fornece auxílio à partida. Ponto de auxílio à partida preferencial (ponto de aterramento), caso contrário, argola de reboque dianteira aparafusada, uma peça de metal maciça, parafusada firmemente com o bloco do motor ou o próprio bloco do motor.
- Ponto de aterramento adequado do veículo que recebe auxílio à partida. De preferência, ponto de auxílio à partida (ponto de aterramento), caso contrário, argola de reboque dianteira aparafusada, uma peça de metal maciça parafusada firmemente com o bloco do motor ou no próprio bloco do motor.
A bateria do veículo descarregada deve estar conectada de maneira correta à rede elétrica do veículo.
Antes do auxílio à partida verificar o visor da bateria do veículo, se necessário.
Os veículos não devem encostar um no outro.
Caso contrário, uma corrente pode circular ao se conectar o polo positivo.
Atentar para o contato metálico satisfatório das garras conectadas aos polos.
Caso o motor não comece a funcionar, interromper o processo de partida após 10 segundos e repetir após cerca de um minuto.
Se o motor não funcionar, procurar auxílio técnico especializado.
Conectar o cabo auxiliar de partida (veículos com bateria no compartimento do motor) Conectar o cabo auxiliar de partida somente na sequência A - B - C - D → Fig. 247.
- Desligar a ignição nos dois veículos.
- Se necessário, abrir a cobertura da bateria do veículo no compartimento do motor.
- Conectar uma extremidade do cabo auxiliar de partida vermelho ao polo positivo (+) do veículo com a bateria do veículo descarregada → Fig. 247 1.
- Conectar a outra extremidade do cabo auxiliar de partida vermelho ao polo positivo (+) da bateria do veículo fornecedora de corrente → Fig. 247 2 .
- Conectar uma extremidade do cabo auxiliar de partida preto → Fig. 247 3 , de preferência, num ponto de auxílio à partida (ponto de aterramento), ou então, na argola de reboque dianteira roscada, conectar uma peça metálica maciça firmemente aparafusada com o bloco do motor ou no próprio bloco do motor.
- Conectar a outra extremidade do cabo auxiliar de partida preto → Fig. 247 4 no veículo com a bateria descarregada, de preferência, ao ponto de auxílio à partida (ponto de aterramento) ou então na argola de reboque dianteira aparafusada, numa peça metálica maciça firmemente aparafusada com o bloco do motor ou no próprio bloco do motor.
- Dispor os condutores do cabo auxiliar de partida de modo que não entrem em contato com peças giratórias do compartimento do motor.
Conectar o cabo auxiliar de partida (veículos com bateria no compartimento de bagagem) Conectar o cabo auxiliar de partida somente na sequência A - B - C - D → Fig. 248.
- Desligar a ignição nos dois veículos.
- No compartimento do motor, desdobrar a cobertura do auxílio à partida.
- Conectar uma extremidade do cabo auxiliar de partida vermelho ao ponto de auxílio à partida (polo positivo) (+) do veículo com a bateria do veículo descarregada → Fig. 248 1.
- Conectar a outra extremidade do cabo auxiliar de partida vermelho ao polo positivo (+) da bateria do veículo fornecedora de corrente → Fig. 248 2 .
- Conectar uma extremidade do cabo auxiliar de partida preto → Fig. 248 3 , de preferência, num ponto de auxílio à partida (ponto de aterramento), ou então, na argola de reboque dianteira roscada, conectar uma peça metálica maciça firmemente aparafusada com o bloco do motor ou no próprio bloco do motor.
- Conectar a outra extremidade do cabo auxiliar de partida preto → Fig. 248 4 no veículo com a bateria descarregada, de preferência, ao ponto de auxílio à partida (ponto de aterramento) ou então na argola de reboque dianteira aparafusada, numa peça metálica maciça firmemente aparafusada com o bloco do motor ou no próprio bloco do motor.
- Dispor os condutores do cabo auxiliar de partida de modo que não entrem em contato com peças giratórias do compartimento do motor.
Ligar o motor
- Ligar o motor do veículo fornecedor de corrente e deixar funcionando em marcha lenta.
- Ligar o motor do veículo com a bateria do veículo descarregada e esperar 2 a 3 minutos até que o motor "funcione redondo".
Remover o cabo auxiliar de partida
- Antes de desconectar o cabo auxiliar de partida, desligar o farol baixo, se estiver ligado.
- Ligar o ventilador do sistema de ventilação e aquecimento ou o ar-condicionado e o desembaçador do vidro traseiro do veículo com a bateria do veículo descarregada, para reduzir picos de tensão no momento da desconexão dos cabos.
- Desconectar o cabo auxiliar de partida com o motor em funcionamento somente na sequência D - C - B - A → Fig. 247 ou → Fig. 248.
- Se necessário, fechar a cobertura da bateria ou dobrar de volta a cobertura do ponto de auxílio à partida.
- Se for o caso, desrosquear a argola de reboque dianteira.
ATENÇÃO
Um auxílio à partida executado de forma incorreta pode provocar uma explosão da bateria do veículo e ferimentos graves. Para reduzir o risco de explosão da bateria do veículo, observar o seguinte:
- Todos os trabalhos na bateria do veículo e no sistema elétrico podem causar queimaduras graves, incêndios e choques elétricos. Antes de qualquer trabalho na bateria do veículo, ler e observar sempre os seguintes alertas e precauções de segurança.
- Usar sempre luvas e uma proteção adequada para os olhos, e nunca se debruçar sobre a bateria do veículo.
- Conectar os cabos na sequência correta - primeiro o cabo positivo, depois o cabo negativo.
- Nunca conectar o cabo negativo em peças do sistema de combustível ou nas mangueiras do freio.
- As partes não isoladas das garras dos polos não devem se tocar. Além disso, o cabo fixado no polo positivo da bateria do veículo não deve entrar em contato com peças do veículo condutoras de corrente.
- Verificar o visor da bateria do veículo e, se necessário, utilizar uma lanterna. Caso esteja amarelo-claro ou incolor, não executar o auxílio à partida e procurar imediatamente auxílio técnico especializado.
- Evitar descargas eletrostáticas nas imediações da bateria do veículo. O gás detonante que escapa da bateria do veículo pode se inflamar pela formação de faíscas.
- Nunca executar o auxílio à partida se a bateria do veículo estiver danificada, congelada ou que tenha sido descongelada.