Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Óleo do motor
Com o motor à temperatura normal de funcionamento e desligado, verifique o nível do óleo através da vareta.
Verificar o nível de óleo do motor
1. Estacione o veículo num local nivelado. Depois de aquecer o motor e de o desligar, aguarde mais de 5 minutos para que o óleo escorra para a parte inferior do motor.
2. Segurando um pedaço de pano na extremidade, puxe a vareta para fora.
Motores 3ZR-FE e 3ZR-FAE
Motor 2AR-FE
Motores 2AD-FTV e 2AD-FHV
Motor 2WW
3. Limpe a vareta.
4. Vareta plana e vareta não plana tipo B: Volte a introduzir a vareta completamente.
Vareta não plana tipo A: Volte a introduzir a vareta não plana completamente com as suas áreas salientes (1 na figura) voltadas para o motor.
5. Segurando um pedaço de pano na extremidade, puxe a vareta para fora e verifique o nível do óleo.
- Baixo
- Normal
- Excessivo
Vareta plana
Vareta não plana tipo A
Vareta não plana tipo B
A forma da vareta pode diferir dependendo do tipo de veículo ou motor.
6. Limpe a vareta e volte a introduzi-la completamente.
Adição de óleo do motor Se o nível do óleo estiver abaixo, ou perto da marca de nível baixo, adicione óleo do mesmo tipo do que já estiver no motor.
Motores 3ZR-FE e 3ZR-FAE
Motor 2AR-FE
Motores 2AD-FTV e 2AD-FHV
Motor 2WW
Certifique-se que verifica o tipo de óleo e que prepara os instrumentos necessários antes de adicionar o óleo.
1. Retire o tampão do bocal de enchimento do óleo, rodando-o para a esquerda.
2. Adicione óleo do motor devagar, verificando através da vareta.
3. Volte a colocar o tampão do bocal de enchimento do óleo, rodando-o para a direita.
Consumo de óleo do motor Será consumida uma certa quantidade de óleo do motor durante a condução.
Nas seguintes situações, o consumo de óleo pode aumentar e o óleo do motor pode precisar de ser acrescentado, entre os intervalos de manutenção da mudança do óleo.
- Quando o motor é novo, por exemplo, logo após a compra do veículo ou após a substituição do motor
- Se utilizar um óleo de qualidade inferior ou um óleo com uma viscosidade inadequada
- Ao conduzir com o motor a alta velocidade ou com uma carga pesada, quando reboca ou quando conduz acelerando ou desacelerando frequentemente
- Ao deixar o motor ao ralenti por longos períodos de tempo, ou quando conduz com frequência em locais de grande fluxo de trânsito
Após mudança de óleo do motor (apenas motor diesel) Os dados de mudança de óleo devem ser reajustados. Efetue os seguintes procedimentos:
1. Prima ou nos interruptores de controlo dos medidores, selecione no mostrador de informações múltiplas.
2. Prima ou nos interruptores de controlo dos medidores e selecione "Vehicle Settings", e de seguida prima .
3. Prima ou nos interruptores de controlo dos medidores e selecione "Oil maintenance", e de seguida prima .
4. Selecione "Yes" e prima .
AVISO Óleo usado do motor
|
ATENÇÃO Para evitar danos graves no motor Verifique regularmente o nível do óleo. Quando substituir o óleo do motor
|
Líquido de refrigeração do motor
O nível do líquido de refrigeração é satisfatório quando estiver entre as linhas "FULL" e "LOW" do reservatório, quando o motor estiver frio.
- Tampão do reservatório
- Linha "FULL" (cheio)
- Linha "LOW" (vazio)
Se o nível estiver na, ou abaixo da linha "LOW", acrescente líquido de refrigeração até à linha "FULL".
Escolha do líquido de refrigeração
Exceto para motor 2WW
Utilize apenas "Toyota Super Long Life Coolant" ou equivalente de alta qualidade tipo glicol-etileno com uma base de refrigerante sem silício, amina, nitrato e borato juntamente com uma tecnologia de ácido orgânico híbrido de longa duração.
O líquido de refrigeração "Toyota Super Long Life Coolant" é uma mistura constituída por 50% de líquido de refrigeração e 50% de água desionizada.
(Temperatura mínima-35º C.)
Para motor 2WW
Utilize apenas "Toyota Genuine Premium Long Life Coolant 2WW" ou equivalente de alta qualidade tipo glicol-etileno com uma base de refrigerante sem silício, amina, nitrato e borato juntamente com uma tecnologia de ácido orgânico híbrido de longa duração.
O líquido de refrigeração "Toyota Genuine Premium Long Life Coolant 2WW" é uma mistura constituída por 50% de líquido de refrigeração e 50% de água desionizada. (Temperatura mínima-35º C.) Para mais detalhes acerca do líquido de refrigeração do motor, contacte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.
Se o nível do líquido de refrigeração baixar num curto espaço de tempo depois do reabastecimento Verifique visualmente o radiador, os tubos, o tampão do reservatório do líquido de refrigeração do motor, a torneira de drenagem e a bomba de água.
Se não encontrar nenhuma fuga, mande testar o tampão e verificar se há fugas no sistema de arrefecimento num concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou noutro profissional igualmente qualificado e equipado.
AVISO Quando o motor estiver quente Não remova o tampão do reservatório do líquido de refrigeração do motor. O sistema de refrigeração pode estar sob pressão e pulverizar líquido de refrigeração quente se o tampão for removido, provocando ferimentos graves, tais como queimaduras. |
ATENÇÃO Quando adicionar líquido de refrigeração O líquido de refrigeração não é água simples nem anticongelante. A mistura correta de água e anticongelante deve ser usada para fornecer a lubrificação, proteção contra a corrosão e arrefecimento adequados. Leia com atenção as instruções do rótulo do anticongelante ou do líquido de refrige-ração. Se derramar líquido de refrigeração Certifique-se que o retira, lavando com água para evitar danos nas peças e na pintura. |
Radiador, condensador e intercooler
Verifique o radiador, o condensador e o intercooler (apenas motor diesel) e limpe quaisquer impurezas.
Se qualquer um dos componentes acima indicados estiver extremamente sujo ou se não tiver a certeza do seu estado, leve o seu veículo a um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou a outro profissional igualmente qualificado e equipado.
AVISO Quando o motor estiver quente Não toque no radiador, no condensador, ou no intercooler, uma vez que estes podem estar quentes e causar ferimentos graves, tais como queimaduras. |