Škoda Karoq - Manual de Instruções > Travagem e estacionamento
Introdução ao tema
O desgaste dos travões depende das condições de utilização e do estilo de condução. Nas condições difíceis (p. ex., trânsito urbano, estilo de condução desportiva) deve mandar verificar o estado dos travões também entre os intervalos de serviço por uma oficina especializada.
Os travões podem reagir com algum atraso, devido à presença de humidade nos discos que, no Inverno, também podem congelar, ou devido à acumulação de sal nos mesmos. Limpe e seque os travões travando várias vezes " .
Longos períodos de imobilização do veículo e uma fraca quilometragem favorecem a corrosão dos discos de travão e a sujidade das pastilhas. Os travões devem ser limpos travando várias as vezes " .
Antes de percorrer uma longa distância com forte declive, reduzir a velocidade e mudar para a próxima marcha mais baixa. Deste modo, beneficiará do efeito de travagem do motor e solicitará menos os travões. Mas se deve travar adicionalmente, isso deve ser efetuado em intervalos.
Indicador da travagem de emergência - se efetuar uma travagem a fundo, as luzes do travão podem piscar automaticamente para avisar o trânsito circulante.
Novos calços do travão têm de ser primeiro "rodados", porque estes inicialmente não fornecem o melhor efeito de travagem. Por essa razão, deve conduzir com particular cuidado durante os primeiros 200 km.
Um nível do líquido do travão muito baixo pode causar falhas no sistema de travagem, no painel de instrumentos acende a luz de controlo , Sistema de travagem. Se a luz de controlo não acender e se detetar uma distância de paragem prolongado, então deve adaptar a condução às causa de erro desconhecida e à travagem limitada - consultar imediatamente a ajuda de uma oficina especializada.
O servofreio multiplica a pressão gerada quando o condutor carrega no pedal do travão. O servofreio só funciona se o motor estiver a trabalhar.
ATENÇÃO
- Com o motor desligado, tem de exercer mais força para travar - Existe perigo de acidente!
- Durante o processo de travagem com um veículo com caixa de velocidades manual, velocidade engrenada e no intervalo de baixo regime, deverá carregar o pedal da embraiagem. Caso contrário podem ocorrer limitações de funcionamento do sistema de-travagem hidráulica - existe o perigo de acidente!
- Não acionar o pedal do travão, quando não está a travar. Isso provoca um sobreaquecimento dos travões, de que resultará uma distância de travagem mais longa e um maior desgaste - existe o perigo de acidente!
- Trave para secar os travões e limpar os discos de travão apenas quando as condições de circulação o permitirem. Os outros utilizadores da estrada não devem ser colocados em perigo.
- As recomendações para os novos discos do travão devem ser respeitadas.
- Ao parar e estacionar, o travão de estacionamento deve ser sempre ligado, caso contrário, o veículo poderia deslocar-se - Existe perigo de acidente!
- Em caso de montagem posterior de um spoiler dianteiro, de tampões integrais das rodas, etc., deve assegurar-se de que a entrada de ar para os travões das rodas dianteiras não é afetada. Caso contrário, os travões das rodas dianteiras podem sobreaquecer - existe perigo de acidente!
Travão de estacionamento elétrico
Fig. 239
Botão do travão de estacionamento
Fig. 240 Operar o travão de estacionamento
O travão de estacionamento elétrico (a seguir denominado apenas travão de estacionamento) substitui o travão de mão. Este segura o veículo na paragem e no estacionamento contra um movimento indesejado.
O travão de estacionamento pode ser utilizado tanto com a ignição ligada como desligada.
Ligar
- Puxe o botão no sentido da seta 1 " Fig. 240 e segure-o até que o símbolo no botão e a luz de controlo se acende no painel de instrumentos.
Desligar automaticamente
O travão de estacionamento desliga-se automaticamente no arranque, enquanto a porta do condutor estiver fechada, se necessário, o condutor tem fixado o cinto de segurança.
Se no arranque o veículo rolar para baixo, então acelerar ou ligar o travão de estacionamento.
A desativação do travão de estacionamento pode ser evitado se antes do arranque a tecla for mantida puxada no sentido da seta 1 " Fig. 240. A desativação do travão de estacionamento só pode ser efetuado depois ter soltado a tecla.
Desligar manualmente
Em caso de ignição ligada, acione o pedal do travão e pressione simultaneamente o botão no sentido da seta 2 " Fig. 240.
- Em caso de motor em funcionamento, acione o pedal do travão e do acelerador e pressione o botão no sentido da seta 2 .
O símbolo na tecla e a luz de controlo apagam-se no painel de instrumentos.
Função do travão de emergência
Se durante a condução surgir uma avaria do sistema de travagem, então pode utilizar o travão de estacionamento como travão de emergência " .
- Puxe o botão no sentido da seta 1 " Fig. 240 e mantenha-o puxado (soa um sinal sonoro), o veículo começa a travar fortemente.
O processo de travagem é interrompido se a tecla for soltada ou o pedal do acelerador for acionado.
ATENÇÃO
- A função do travão de emergência só pode ser utilizada em caso de emergência se o veículo não pode ser parado com o pedal do travão.
- Não coloque objetos no puxador para os dedos antes do botão do travão de estacionamento - o travão de estacionamento pode bloquear!
Aviso
- Em caso de bateria do veículo descarregada, não é possível soltar o travão de estacionamento. Ligue, primeiro, o veículo a uma fonte de energia, por exemplo, a uma bateria de um outro veículo, Auxílio de arranque e desligue depois o travão de estacionamento.
- Ruídos ao ligar e desligar o travão de estacionamento são normais e, por isso, não preocupantes.
Função Auto Hold
Fig. 241
Botão da função Auto Hold
A função Auto Hold (a seguir designada apenas sistema) evita que o veículo se desloque involuntariamente quando estiver parado. Não é necessário, por exemplo, ao parar nos semáforos, se segurar o veículo com o pedal do travão ou o travão de estacionamento.
Para a ativação, desativação e função correta do sistema são necessárias as seguintes condições.
- Porta do condutor fechada.
- O motor está ligado (ou está desligado automaticamente pelo sistema START-STOP).
- Nos veículos com caixa de velocidade automática a alavanca seletora não se encontra em posição N (neste modo o sistema não está disponível).
Parar e arrancar
Ao parar o sistema segura o veículo contra deslocamento. No painel de instrumentos acende a luz de controlo . Pode tirar o pé em cima do pedal do travão.
Os travões do veículo são libertados no momento do arranque. A luz de controlo no painel de instrumentos apaga-se.
Se no arranque o veículo rolar para baixo, então acelerar ou ligar o travão de estacionamento.
Se o veículo é protegido pelo sistema e a porta do condutor é aberta ou a ignição desligada, o veículo é protegido pelo travão de estacionamento contra um deslocamento involuntário.
Neste caso, a luz de controlo no painel de instrumentos apaga-se e a luz de controlo acende-se.
Ativação/desativação
A ativação/desativação do sistema é efetuada através da tecla " Fig. 241.
Quando o sistema está ativo, na tecla acende-se o símbolo .
Depois de desligar e ligar a ignição, o sistema permanece, dependendo da última configuração, ligado/desligado.
ATENÇÃO O elevada conforto de paragem e de arranque pelo sistema não deve ser tomado como um convite a que corra mais riscos.
- O sistema não é capaz de manter o veículo em todas as circunstâncias, por exemplo, em caso de gelo ou outro subsolo escorregadio, seguro em inclinações.
- Ao parar e estacionar deve observar que o veículo esteja sempre corretamente protegido, Estacionamento.
CUIDADO Em alguns sistemas de lavagem é necessário que o veículo pode rolar livremente.
Portanto, o sistema deve ser desativado antes de conduzir através de uma lavagem de carro.
Aviso O sistema é capaz de proteger o veículo por cerca de 10 minutos, após o qual o veículo será automaticamente garantidos pelo freio de estacionamento.
Estacionamento
Procure um lugar com uma superfície adequada para parar e estacionar " .
As ações para o estacionamento são executadas apenas na ordem especificada.
- Parar o veículo e manter o pedal do travão pisado a fundo.
- Ligue o travão de estacionamento.
- Em veículos com caixa de velocidades automática coloque a alavanca seletora na posição P.
- Desligue o motor.
- Em caso de veículos com caixa de velocidades manual engrenar a 1ª engrenagem ou Marcha à ré R.
- Solte o pedal do travão.
Se o travão de estacionamento for ligado num declive com forte inclinação, aparece no visor do painel de instrumentos uma mensagem correspondente.
Procure um parque de estacionamento com menos inclinação.
ATENÇÃO
- As partes do sistema de escape podem ficar muito quentes. Portanto, nunca deverá parar o veículo em lugares onde a parte inferior do veículo possa entrar em contacto com materiais facilmente inflamáveis (p. ex., erva seca, folhas, combustível derramado ou materiais semelhantes) - existe perigo de incêndio e podem surgir ferimentos graves!
- Ao sair do veículo nunca deixar pessoas, que possam, por exemplo, trancar o veículo ou soltar o travão sem supervisão no veículo - existe perigo de ferimentos.