Seat Ateca - Manual de Instruções > Sistemas limpa para-brisas e limpa-vidros
Manípulo do limpa-vidros
CUIDADO
Se desligar a ignição com os limpa-vidros ligados, estes terminam o varrimento e voltam à sua posição de repouso. Ao voltar a ligar a ignição o limpa para-brisas continuará a funcionar no mesmo nível de varrimento. Com gelo, neve e outros obstáculos em cima do limpa para-brisas este e o motor do mesmo podem danificar-se.
- Antes de iniciar o andamento, se for o caso, retire a neve e o gelo dos limpa para-brisas.
- Descole com cuidado as escovas dos limpa para-brisas congelados do vidro. A SEAT recomenda a utilização de um spray antigelo.
- Não ligue o limpa para-brisas se o para-brisas estiver seco. A limpeza do para-brisas com as escovas secas pode danificá-lo.
- Em caso de geada, verifique se as escovas não estão congeladas antes de acionar o limpa para-brisas. Se o tempo está frio, colocar o limpa para-brisas na posição de serviço pode ajudar a estacionar.
Aviso
- Os sistemas limpa-vidros e lava-vidros só funcionam com a ignição ligada e o capô ou a porta da mala, respetivamente, fechados.
- O varrimento a intervalos para o limpa para-brisas é realizado em função da velocidade do veículo. Quanto mais elevada for a velocidade, maior a frequência de limpeza.
- O limpa-vidros traseiro liga-se automaticamente quando o limpa para-brisas está ativado e a marcha-atrás engatada.
Funções do limpa para-brisas
Comportamento do limpa para-brisas em diferentes situações | |
Se o veículo está parado | A posição ativada passa temporariamente para a posição anterior. |
Durante o varrimento automático | O climatizador liga-se durante 30 segundos no modo de recirculação do ar, para evitar o odor do líquido do limpa para-brisas no interior do veículo. |
No varrimento a intervalos | Os intervalos funcionam de acordo com a velocidade. Quanto maior for a velocidade, mais curto será o intervalo. |
Ejetores aquecidos do limpa para-brisas
O aquecimento só descongela os ejetores congelados, não a água dos tubos flexíveis.
Os ejetores térmicos do limpa para-brisas regulam a sua potência calorífica automaticamente quando a ignição é ligada, em função da temperatura ambiental.
Sistema limpa/lava-faróis
O sistema limpa/lava-faróis serve para limpar os faróis.
Depois de ligar a ignição, e ao ligar pela primeira e cada quinta vez o limpa para-brisas, os faróis também são limpos. Por este motivo o manípulo do limpa para-brisas deve ser deslocado na direção do volante quando os médios ou os máximos estão ligados. A sujidade que possa restar incrustada nos faróis (como restos de insetos) deverá ser limpa regularmente (p. ex., ao abastecer).
Para garantir o funcionamento do sistema lava-faróis no inverno, a neve que possa existir nos suportes dos ejetores do para-choques de ser limpa. Se necessário, retire o gelo com um spray antigelo.
Aviso
Se o limpa para-brisas encontrar um obstáculo irá procurar removê-lo. Se esse obstáculo continuar a bloquear o limpa para-brisas, este para. Retire o obstáculo e ligue de novo o limpa para-brisas.
Sensor de chuva*
Fig. 138 Manípulo do limpa para-brisas: ajustar
o sensor de chuva A .
Fig. 139 Superfície sensível do sensor de chuva.
O sensor de chuva ativado controla automaticamente os intervalos do limpa para-brisas em função da quantidade de água. A sensibilidade do sensor de chuva pode ser ajustado manualmente.
Pressione o manípulo para a posição pretendida Fig. 138:
0. Sensor de chuva desativado.
1. Sensor de chuva ativo; varrimento automático
se necessário.
A. Ajustar a sensibilidade do sensor de chuva
- Ajustar o comando para a direita: nível de sensibilidade alto.
- Ajustar o comando para a esquerda: nível de sensibilidade baixo.
Depois de desligar a ignição e de voltar a ligá-la, o sensor de chuva permanece ativo e funciona de novo quando o limpa para-brisas está na posição 1 e se circula a mais de 16 km/h (10 mph).
Comportamento modificado do sensor de chuva
As possíveis causas de anomalias e interpretações erróneas na zona da superfície sensível Fig. 139 do sensor de chuva são, entre outras:
- Escovas danificadas: uma película de água nas escovas danificadas pode alongar o tempo de ativação, diminuir os intervalos de lavagem ou provocar um varrimento rápido e continuado.
- Insetos: a presença de insetos pode causar a ativação do limpa para-brisas.
- Sal nas ruas: no inverno o sal que, se aplicado nas ruas, pode provocar um varrimento exageradamente longo com o para-brisas quase seco.
- Sujidade: o pó seco, a cera, o revestimento dos vidros (efeito lótus) ou os restos de detergente (lavagem automática) podem diminuir a eficácia do sensor de chuva ou fazer com que reaja mais tarde, mais lentamente ou que não funcione.
- Fissura no para-brisas: o impacto de uma pedra desencadeia um ciclo único de varrimento com o sensor de chuva ligado. Em seguida o sensor de chuva deteta a redução da superfície sensível e ajusta-se. Segundo o tamanho do impacto da pedra o comportamento do sensor pode variar.
ATENÇÃO
- É possível que o sensor de chuva não detete a chuva o suficiente e não ative o limpa para-brisas.
- Se necessário ligue o limpa para-brisas de forma manual quando a água dificulte a visibilidade no para-brisas.
Aviso
- Limpe regularmente a superfície sensível do sensor de chuva e verifique possíveis danos nas escovas Fig. 139 (seta).
- Para retirar ceras e revestimentos é recomendável o uso de um detergente para vidros com álcool.