Seat Ateca - Manual de Instruções > Sistema de deteção de sinais de trânsito
Introdução ao tema
O sistema de deteção de sinais de trânsito regista mediante uma câmara situada na base do retrovisor interior os sinais de trânsito padronizados que se encontrem diante do veículo e informa sobre as limitações de velocidade e as proibições de avanço que reconheça.
Dentro das suas limitações, o sistema mostra sinais adicionais como, p. ex., proibições limitadas no tempo, sinais para a condução com reboque ou limitações que só apenas válidas em caso de chuva.
Inclusive em trajetos sem sinais, pode acontecer que o sistema mostre as limitações de velocidade que regem.
Na Alemanha, em autoestradas e vias para automóveis o sistema mostra, além das limitações de velocidade e as proibições de ultrapassagem, os sinais de fim de proibição.
Em todos os restantes países, mostra-se em seu lugar a limitação de velocidade válida nesse momento.
Países em que funciona
No momento da impressão deste manual de instruções, o sistema de deteção de sinais de trânsito funcionava nos seguintes países: Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Bulgária, República Checa, Chipre, Cidade do Vaticano, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Irlanda do Norte, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, Roménia, San Marino, Suécia, Suíça e Turquia.
ATENÇÃO
A tecnologia que o sistema de deteção de sinais de trânsito inclui não consegue registar os limites impostos pelas leis físicas e funciona apenas dentro dos limites do sistema.
O maior conforto que o sistema de deteção de sinais de trânsito fornece não deve levar a correr qualquer risco. O sistema não pode substituir a atenção do condutor.
- Ajustar a velocidade e o estilo de condução às condições de visibilidade, meteorológicas, ao estado do piso e ao trânsito.
- A má visibilidade, a obscuridade, a neve, a chuva e o nevoeiro podem fazer com que o sistema não exiba os sinais de trânsito ou que não o faça corretamente.
- Se o campo de visão da câmara estiver sujo, coberto ou danificado, é possível que o funcionamento do sistema seja afetado.
ATENÇÃO
As recomendações para a condução e os sinais de trânsito exibidos pelo sistema de deteção de sinais de trânsito podem divergir da situação real.
- O sistema não consegue reconhecer nem exibir corretamente todos os sinais de trânsito.
- Os sinais de trânsito da estrada e as normas de circulação prevalecem sobre as recomendações e as indicações do sistema.
Aviso
Para não prejudicar o funcionamento correto do sistema, tenha em conta os seguintes pontos:
- Limpe periodicamente o campo de visão da câmara e mantenha-o limpo, sem neve e sem gelo.
- Não cubra o campo de visão da câmara.
- Substitua as escovas limpa-vidros danificadas ou desgastadas sempre oportunamente para evitar faixas no campo de visão da câmara.
- Verifique se o para-brisas não está danificado na zona do campo de visão da câmara.
Aviso
- A utilização de mapas antigos no sistema de navegação pode levar à exibição incorreta de sinais de trânsito.
- No modo de navegação com pontos do percurso do sistema de navegação, o sistema de deteção de sinais de trânsito só está disponível de forma limitada.
Visualização no ecrã
Fig. 198 No ecrã do painel de instrumentos:
exemplos de limites de velocidade ou proibições
de ultrapassagem reconhecidos com os
respetivos painéis complementares.
Os sinais de trânsito detetados pelo sistema mostram-se no ecrã do painel de instrumentos Fig. 198 e, em função do sistema de navegação que esteja montado no veículo, também no sistema de infotainment.
Mensagens do sistema de deteção de sinais de trânsito | Causa e solução |
Não há sinais de trânsito disponíveis | O sistema encontra-se na fase
de inicialização.
OU: a câmara não reconheceu qualquer sinal obrigatório ou de proibição. |
Erro: Deteção das sinais de trânsito | Há uma avaria no sistema.
Vá a uma oficina especializada para fazer uma revisão ao sistema. |
Advertência de velocidade não disponível neste momento. | A função de advertência de velocidade
do sistema de deteção
dos sinais de trânsito está avariada.
Vá a uma oficina especializada e solicite a revisão do sistema |
Deteç. dos sinais de trânsito: Limpe o para-brisas! | O para-brisas está sujo na zona
da câmara.
Limpe o para-brisas. |
deteção de sinais de trânsito: Limitada neste momento | Não há transmissão de dados
por parte do sistema de navegação.
Comprove se o sistema de navegação conta com mapas atuais. OU: o veículo encontra-se numa região não incluída no mapa do sistema de navegação. |
Não há registos disponíveis | O sistema de deteção de sinais de trânsito não funciona no país pelo qual circula atualmente. |
ATENÇÃO
Se se ignorarem as mensagens que possam surgir, o veículo poderá ficar parado no meio do trânsito e provocar um acidente e ferimentos graves.
- Nunca ignore as mensagens exibidas.
- Pare assim que seja possível e seguro.
Aviso
Caso sejam ignorados os avisos de controlo que se acendem e as mensagens correspondentes, poderão ocorrer avarias no veículo.
Funcionamento
O sistema de deteção de sinais de trânsito não funciona em todos os países, Países em que funciona. Tenha isto em conta quando viajar para o estrangeiro.
Ativar e desativar a visualização dos sinais de trânsito no painel de instrumentos
A visualização permanente dos sinais de trânsito no painel de instrumentos pode ativar-se ou desativar-se no sistema de infotainment através do botão e dos botões de função Setup e Assistência ao condutor.
Visualização dos sinais de trânsito
Com o sistema de deteção de sinais de trânsito ligado, uma câmara situada na base do retrovisor interno regista os sinais de trânsito existentes à frente do veículo. Depois de rever e avaliar a informação da câmara, do sistema de navegação e dos dados atuais do veículo, exibem-se até três sinais de trânsito vigentes Fig. 198 B com os respetivos painéis complementares.
Primeiro lugar: O sinal atualmente válido para o condutor aparece no lado esquerdo do ecrã. Por exemplo, a proibição de conduzir a mais de 130 km/h (100 mph) Fig. 198 A.
Segundo lugar: Em segundo lugar, exibe-se um sinal válido apenas sob determinadas condições, por ex. 100 km/h (60 mph) com o painel complementar de chuva.
Painel complementar: Se o limpa para-brisas estiver a funcionar durante o andamento, o sinal com o painel complementar de chuva será exibido em primeiro lugar à esquerda por ser o que está em vigor nessa altura.
Terceiro lugar: Em terceiro lugar, exibe-se um sinal que só é válido com restrições, por ex., uma proibição de ultrapassar a determinadas horas Fig. 198 C.
Advertência de velocidade
Se o sistema detetar que se ultrapassa à velocidade permitida nesse momento, pode acontecer que advirta de forma acústica com um "gong" e de forma ótica com uma mensagem no ecrã do painel de instrumentos.
A advertência de velocidade pode ativar-se ou desativar-se no sistema infotainment com o botão e os botões de função Setup e Assistência ao condutor. O ajuste tem lugar em passos de 5 km/h (3 mph) dentro de uma faixa compreendida entre 0 km/h (mph) e 20 km (12 mph) acima da velocidade máxima permitida.
Modo para reboque
Nos veículos com engate para reboque montado de fábrica e um reboque ligado eletricamente, pode ativar-se ou desativar-se a visualização de sinais de trânsito específicos para veículos que circulam com reboque, como por exemplo os limites de velocidade ou as proibições de ultrapassagem. A ativação ou desativação realiza-se no sistema de infotainment através do botão e dos botões de função Setup e Assistência ao condutor.
Para o modo para reboque, pode-se ajustar a indicação das limitações de velocidade vigentes ao tipo de reboque ou às disposições legais. O ajuste tem lugar em passos de 10 km/h (5 mph) dentro de uma faixa compreendida entre 60 km/h (40 mph) e 130 km (80 mph). Se se ajustar uma velocidade maior que a permitida no país em questão para circular com reboque, o sistema mostra automaticamente as limitações de velocidade habituais, p. ex., na Alemanha 80 km/h (50 mph).
Se se desativar a advertência de velocidade para o reboque, o sistema mostra as limitações de velocidade como se não se levasse reboque.
Funcionamento limitado
O sistema de deteção de sinais de trânsito tem determinadas limitações. Os seguintes casos podem provocar que o sistema funcione de forma limitada ou não funcione em absoluto:
- Em caso de má visibilidade, p. ex., em caso de neve, chuva, nevoeiro ou neblina de água intensa.
- Em caso de encandeamento, p. ex., por parte do tráfego em sentido contrário ou dos raios solares.
- Em caso de circulação a grande velocidade.
- Em caso da câmara estar tapada ou suja.
- Em caso de os sinais de trânsito se encontrarem fora do campo de visão da câmara.
- Em caso de os sinais de trânsito estarem tapados parcial ou totalmente, p. ex., por árvores, neve, sujidade ou outros veículos.
- Em caso de sinais de trânsito que não cumpram o regulamento.
- Em caso de sinais de trânsito que estejam danificados ou arqueados.
- Em caso de sinais de mensagem variável situados em pórticos de sinalização (indicação variável dos sinais de trânsito mediante LED ou outras unidades de iluminação).
- Em caso de utilizar mapas não atualizados no sistema de navegação.
- Em caso de adesivos colados em veículos que representem sinais de trânsito, p. ex., limitações de velocidade nos camiões.