Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Sistema de chave inteligente para entrada e arranque
O condutor deve trazer sempre a chave eletrónica consigo.
- Tranca e destranca as portas laterais
- Tranca e destranca a porta da retaguarda
- Coloca o motor em funcionamento
Localização da antena
- Antenas fora do habitáculo
- Antenas dentro do habitáculo
- Antena fora do compartimento da bagagem
Área de atuação (áreas dentro das quais a chave eletrónica é detetada)
Quando trancar ou destrancar as portas
O sistema pode ser acionado se a chave eletrónica estiver a uma distância de 70 cm de qualquer um dos manípulos exteriores das portas da frente e do interruptor de abertura da porta da retaguarda. (Apenas pode operar as portas que detetam a chave.)
Quando colocar o motor em funcionamento ou alterar os modos do interruptor do motor
O sistema pode ser acionado quando a chave eletrónica está dentro do veículo.
Alarmes e indicadores de aviso Uma combinação de alarmes exteriores e interiores, bem como de mensagens de aviso apresentadas no mostrador de informações múltiplas é utilizada para evitar o furto do veículo e acidentes resultantes de funcionamento incorreto. Tome as medidas adequadas em resposta a qualquer mensagem de aviso que surja no mostrador de informações múltiplas.
O quadro seguinte descreve as circunstâncias e procedimentos de correção quando apenas soam os alarmes.
Alarme | Circunstâncias | Procedimentos corretivos |
O alarme exterior soa uma vez durante 5 segundos | Foi efetuada uma tentativa de trancar o veículo enquanto uma porta estava aberta. | Feche todas as portas e tranque-as novamente. |
O alarme interior sibila continuamente | O interruptor do motor foi colocado no modo ACCESSORY enquanto a porta do condutor estava aberta (ou a porta do condutor foi aberta enquanto o interruptor do motor estava no modo ACCESSORY). | Desligue o interruptor do motor e feche a porta do condutor. |
Função de poupança da bateria A função de poupança da bateria é ativada a fim de evitar que a pilha da chave e a bateria do veículo descarreguem enquanto o veículo não está em funcionamento durante um longo período de tempo.
- Nas seguintes situações, o sistema de chave inteligente para
entrada e
arranque pode demorar algum tempo a destrancar as portas.
- A chave eletrónica foi deixada a cerca de 2 metros do veículo por 10 minutos ou mais.
- O sistema de chave inteligente para entrada e arranque não é utilizado há 5 dias ou mais.
- Se o sistema de chave inteligente para entrada e arranque não tiver sido utilizado durante 14 dias ou mais, as portas não podem ser destrancadas exceto a partir da porta do condutor. Neste caso, agarre o manípulo da porta do condutor ou utilize o comando remoto ou a chave mecânica para destrancar as portas.
Função de poupança da energia da pilha da chave eletrónica Quando o modo de poupança da pilha está ativado, o gasto desta é minimizado impedindo a chave eletrónica de receber ondas de rádio.
Prima duas vezes enquanto prime e mantém pressionado . Confirme que o indicador da chave eletrónica pisca 4 vezes.
Enquanto o modo de poupança da pilha está ativado, o sistema de chave inteligente para entrada e arranque não pode ser utilizado. Para cancelar a função, prima qualquer tecla da chave eletrónica.
Condições que afetam o funcionamento O sistema de chave inteligente para entrada e arranque utiliza ondas de rádio fracas. Nas seguintes situações a comunicação entre a chave eletrónica e o veículo pode ser afetada, impedindo que o sistema de chave inteligente para entrada e arranque, o comando remoto e o sistema imobilizador funcionem normalmente.
- Quando a pilha da chave eletrónica estiver gasta
- Junto a uma antena de televisão, central elétrica, posto de gasolina, estação de rádio, ecrã gigante, aeroportos ou outros edifícios geradores de fortes ondas de rádio ou ruído elétrico
- Quando transporta um rádio portátil, telemóvel, telefone sem fios ou outros dispositivos de comunicação sem fios
- Quando a chave eletrónica está em contacto com, ou é coberta
pelos
seguintes objetos metálicos
- Cartões que contêm folhas de alumínio
- Maços de cigarros que contenham folhas de alumínio no seu interior
- Carteiras ou sacos metálicos
- Moedas
- Objetos de aquecimento das mãos feitos em metal
- Suportes, tais como CDs e DVDs
- Quando outras chaves eletrónicas (que emitem ondas de rádio) estão a ser utilizadas nas imediações
- Quando transporta a chave eletrónica juntamente com os seguintes
dispositivos
que emitem ondas de rádio
- Uma chave eletrónica ou um comando remoto de outro veículo que emita ondas de rádio
- Computadores pessoais ou agendas pessoais digitais (PDAs)
- Leitores áudio digitais
- Sistemas de jogos portáteis
- Se o vidro traseiro for colorido com conteúdo metálico, ou nele estiverem afixados objetos metálicos
- Se a chave eletrónica for colocada perto de um carregador de bateria ou dispositivos eletrónicos
Notas para a função de entrada
- Mesmo quando a chave eletrónica está dentro da área de atuação
(áreas
de deteção), o sistema pode não funcionar devidamente nos seguintes
casos:
- A chave eletrónica está demasiado perto do vidro ou do manípulo exterior, próxima do chão ou num local elevado quando as portas são trancadas ou destrancadas.
- A chave eletrónica está próxima do chão ou num local elevado ou demasiado próxima do centro do para-choques traseiro quando a porta da retaguarda é aberta.
- A chave eletrónica está no painel de instrumentos, próximo da gaveta de arrumação ou do piso ou nas bolsas da porta ou no porta-luvas, quando o motor é colocado em funcionamento, ou os modos do interruptor do motor são alterados.
- Não deixe a chave eletrónica em cima do painel de instrumentos ou próximo das bolsas das portas quando sair do veículo. Dependendo das condições de receção das ondas de rádio, pode ser detetada por uma antena fora do habitáculo e a porta pode ser destrancada a partir do exterior, possivelmente mantendo a chave eletrónica no interior do veículo.
- Desde que a chave eletrónica esteja dentro da área de atuação, as portas podem ser trancadas ou destrancadas por qualquer pessoa. Contudo, apenas as portas que detetam a chave eletrónica podem ser utilizadas para destrancar o veículo.
- Mesmo que a chave eletrónica não esteja no interior do veículo, é possível colocar o motor em funcionamento se a chave eletrónica estiver próxima do vidro.
- As portas podem destrancar ou trancar se uma grande quantidade de água for derramada sobre o manípulo, tal como quando chove ou numa máquina de lavagem de veículos quando a chave eletrónica está dentro da área de atuação. (As portas serão automaticamente trancadas cerca de 30 segundos depois, se entretanto nenhuma porta for aberta ou fechada.)
- Se o comando remoto for utilizado para trancar as portas quando a chave eletrónica estiver próxima do veículo, existe uma possibilidade de a porta não poder ser destrancada pela função de entrada. (Utilize o comando remoto para destrancar as portas.)
- Se tocar no sensor de trancamento da porta usando luvas pode atrasar ou impedir a operação de trancamento. Retire as luvas e toque novamente no sensor de trancamento.
- Quando a operação de trancamento é executada utilizando o sensor
de
trancamento, serão exibidos sinais de reconhecimento até duas vezes
consecutivas.
Depois disto, não serão enviados mais sinais de reconhecimento.
(se equipado)
- Se o manípulo da porta ficar molhado enquanto a chave eletrónica
estiver
dentro da área de atuação, a porta pode trancar e destrancar
repetidamente.
Neste caso, siga os procedimentos de correção abaixo apresentados para lavar o veículo:
- Coloque a chave eletrónica num local 2 m ou mais afastado do
veículo.
(Tenha cuidado para que a chave não seja furtada.)
- Ative o modo de poupança da pilha da chave eletrónica para desativar o sistema de chave inteligente para entrada e arranque.
- Coloque a chave eletrónica num local 2 m ou mais afastado do
veículo.
- Se a chave eletrónica estiver no interior do veículo e um manípulo ficar molhado durante a lavagem do veículo, é exibida uma mensagem no mostrador de informações múltiplas e soa um sinal sonoro. Para desligar o alarme, tranque todas as portas.
- O sensor de trancamento pode não funcionar devidamente se estiver em contacto com gelo, neve, lama, etc.. Limpe o sensor de trancamento numa tentativa de o colocar novamente em funcionamento.
- Uma operação súbita à área de atuação ou ao manípulo pode impedir que as portas sejam destrancadas. Toque no sensor de destrancamento da porta e certifique-se que as portas destrancam antes de puxar o manípulo novamente .
- Se agarrar o manípulo da porta utilizando uma luva pode não destrancar a porta.
- Se existir outra chave eletrónica dentro da área de deteção, pode demorar um pouco mais a destrancar as portas depois do manípulo ser agarrado.
Quando o veículo não é conduzido durante longos períodos de tempo
- Para evitar o furto do veículo, não deixe a chave eletrónica num raio de 2 m do veículo.
- O sistema de chave inteligente para entrada e arranque pode ser desativado antecipadamente.
Para operar o sistema corretamente Certifique-se que transporta consigo a chave eletrónica quando operar o sistema. Não aproxime demasiado a chave eletrónica do veículo, quando operar o sistema a partir do exterior do veículo.
Dependendo da posição e das condições em que segura a chave eletrónica, a chave pode não ser detetada corretamente e o sistema poderá não funcionar devidamente. ( O alarme também poderá atuar acidentalmente, ou a função de trancamento das portas poderá não funcionar.)
Se o sistema de chave inteligente para entrada e arranque não funcionar corretamente
- Trancar e destrancar as portas. Utilize a chave mecânica.
- Coloque o motor em funcionamento
Quando a pilha da chave eletrónica está gasta
- O tempo de vida da pilha é de 1 a 2 anos.
- Se a pilha ficar fraca, soa um alarme dentro do habitáculo quando o motor para.
- Uma vez que a chave eletrónica recebe sempre ondas de rádio, a
pilha
gasta-se mesmo quando a chave eletrónica não está a ser utilizada.
Os sintomas
seguintes indicam que a pilha da chave eletrónica pode estar gasta.
Substitua-a quando necessário.
- O sistema de chave inteligente para entrada e arranque ou o comando remoto não funcionam.
- A área de deteção fica mais pequena.
- O indicador LED na superfície da chave não acende.
- Para evitar uma deterioração grave, não deixe a chave eletrónica
a menos
de 1 m dos seguintes dispositivos elétricos que produzem um campo
magnético:
- Televisão
- Computadores pessoais
- Telemóveis, telefones sem fios e carregadores de baterias
- Telemóveis ou telefones sem fios a carregar
- Candeeiros de secretária
- Placas de indução
Configuração As definições (por ex. o sistema de chave inteligente para entrada e arranque) podem ser alteradas.
Se o sistema de chave inteligente para entrada e arranque tiver sido desativado numa definição configurada
- Trancar e destrancar as portas: Utilize o comando remoto ou a chave mecânica.
- Colocar o motor em funcionamento e alterar os modos do interruptor do motor
- Parar o motor
AVISO Prevenção relativamente a interferências com dispositivos eletrónicos
Para obter detalhes relativamente à desativação da função de entrada, contacte um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou um profissional devidamente qualificado e equipado. |