Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Pneus
Verificação dos pneus
Verifique se os indicadores de desgaste do piso já estão visíveis em algum pneu. Para além disso, verifique se o pneu apresenta um desgaste irregular, tal como um desgaste excessivo de um dos lados do pneu. Se o pneu de reserva ainda não tiver sido cruzado, verifique o seu estado, bem como a sua pressão.
- Piso novo
- Piso gasto
- Indicador de desgaste do piso
A localização dos indicadores de desgaste do piso é assinalada pelas marcas "TWI" ou "∆", etc., moldadas na superfície lateral de cada pneu.
Substitua os pneus caso os indicadores de desgaste do piso já estejam visíveis num pneu.
Cruzamento dos pneus
Cruze os pneus na ordem apresentada
Veículos sem pneu de reserva convencional
Veículos com pneu de reserva convencional
Modelos 2WD: Para igualar o desgaste dos pneus e ajudar a prolongar o tempo de vida útil do pneu, a Toyota recomenda que o cruzamento de pneus seja realizado aproximadamente a cada 10 000 km.
Não se esqueça de inicializar o sistema de aviso de pressão dos pneus após o seu cruzamento. (se equipado)
Modelos 4WD: Para igualar o desgaste dos pneus e ajudar a prolongar o tempo de vida útil do pneu, a Toyota recomenda que o cruzamento de pneus seja realizado aproximadamente a cada 5 000 km.
Não se esqueça de inicializar o sistema de aviso da pressão dos pneus após o seu cruzamento. (se equipado)
Sistema de aviso da pressão dos pneus (se equipado)
O seu veículo está equipado com um sistema de aviso da pressão dos pneus, que utiliza as válvulas e transmissores de aviso da pressão para detetar a pressão baixa, antes que surjam problemas graves.
Se a pressão descer abaixo de um determinado nível, o condutor é avisado através duma luz de aviso.
Instalar as válvulas e transmissores de aviso da pressão dos pneus
Quando substituir os pneus ou as jantes deve instalar também as válvulas e transmissores de aviso da pressão dos pneus.
Ao instalar novas válvulas e transmissores de aviso da pressão dos pneus, deve registar novos códigos de identificação (ID) no computador de aviso da pressão dos pneus e inicializar o sistema de aviso da pressão dos pneus. Leve o seu veículo a um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou a outro profissional igualmente qualificado e equipado para registar os códigos de identificação das válvulas e transmissores de aviso da pressão dos pneus.
Inicializar o sistema de aviso da pressão dos pneus
O sistema de aviso da pressão dos pneus deve ser inicializado quando altera a dimensão dos pneus.
Quando o sistema de aviso da pressão dos pneus é inicializado a atual pressão dos pneus é definida com a pressão de referência.
Como inicializar o sistema de aviso da pressão dos pneus
1. Estacione o veículo num local seguro e coloque o interruptor do motor na posição "LOCK" (veículos sem sistema de chave inteligente para entrada e arranque) ou desligue-o (veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque).
A inicialização não pode ser realizada enquanto o veículo estiver em movimento.
2. Ajuste a pressão dos pneus para o nível especificado de pressão do pneu frio. Certifique-se que ajusta a pressão dos pneus para o nível especificado de pressão do pneu frio. O sistema de aviso da pressão dos pneus funciona com base neste nível de pressão.
3. Coloque o interruptor do motor na posição "ON" (veículos sem sistema de chave inteligente para entrada e arranque) ou no modo IGNITION ON (veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque).
4. Pressione e mantenha o interruptor de reinicialização do aviso da pressão dos pneus até que a luz de aviso da pressão pisque lentamente 3 vezes.
5. Veículos sem sistema de chave inteligente para entrada e arranque: Aguarde alguns minutos com o interruptor do motor na posição "ON" e depois coloque o interruptor do motor na posição "ACC" ou "LOCK".
Veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque: Aguarde alguns minutos com o interruptor do motor no modo IGNITION ON e depois desligue o interruptor do motor.
Registar os códigos de identificação
A válvula e transmissor de aviso da pressão dos pneus estão equipados com um código de identificação único. Quando substituir uma válvula e transmissor de aviso da pressão dos pneus é necessário registar o código de identificação. Leve o seu veículo a um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou a outro profissional igualmente qualificado e equipado para registar o código de identificação.
Quando substituir os pneus do seu veículo Os pneus devem ser substituídos se:
- Os indicadores de desgaste do piso estiverem visíveis num dos pneus.
- Houver danos nos pneus, tais como cortes, rachadelas suficientemente profundas para expor a tela e protuberâncias que indiciem danos internos
- Um pneu ficar vazio frequentemente ou não puder ser devidamente reparado devido ao tamanho ou localização de um corte ou outro dano
Se não tiver a certeza, consulte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado
Substituir pneus e jantes (veículos com sistema de aviso da pressão dos pneus) Se o código de identificação da válvula e transmissor de aviso da pressão dos pneus não estiver registado, o sistema de aviso da pressão dos pneus não funciona corretamente. Após conduzir cerca de 10 minutos, a luz de aviso da pressão dos pneus pisca durante 1 minuto e fica ligada, para indicar uma avaria no sistema.
Tempo de vida do pneu Qualquer pneu que tenha mais de 6 anos deve ser verificado por um técnico qualificado, mesmo que nunca ou raramente tenha sido utilizado ou que o dano não seja óbvio.
Verificação de rotina da pressão dos pneus (veículos com sistema de aviso da pressão dos pneus) O sistema de aviso da pressão dos pneus não substitui as verificações de rotina da pressão dos pneus. Certifique-se que verifica a pressão dos pneus como parte da sua rotina de verificações diárias ao seu veículo.
Se houver um desgaste superior a 4 mm ou mais nos pneus de neve A eficácia dos pneus, como pneus de neve, perde-se.
Situações nas quais o sistema de aviso da pressão dos pneus pode não funcionar corretamente (se equipado)
- Nos seguintes casos o sistema de aviso da pressão dos pneus pode não
funcionar corretamente:
- Se estiver a usar jantes não genuínas Toyota.
- Se substituiu um pneu por outro que não seja EO (Equipamento Original).
- Se substituiu um pneu por outro de dimensão incorreta.
- Se tiver correntes de pneus, etc. instaladas.
- Se tiver porcas de segurança instaladas.
- Se estiver equipado com um pneu auxiliar run-flat.
- Se tiver instalado um vidro colorido que afete os sinais das ondas de rádio.
- Se houver uma grande quantidade de neve ou gelo no veículo, particularmente em redor das rodas ou cavas das rodas.
- Se a pressão dos pneus for extremamente mais elevada do que o nível específico.
- Se o pneu de reserva estiver num local sujeito a deficiente receção de sinal de ondas de rádio.*
- Se colocar um grande objeto de metal, que possa interferir com a receção de sinal, no compartimento de bagagem.*
*: Apenas veículos com pneu de reserva de dimensões convencionais
- O desempenho pode ser afetado nas seguintes situações.
- Junto a uma antena de televisão, central elétrica, posto de gasolina, estação de rádio, ecrã gigante, aeroportos ou outros edifícios geradores de fortes ondas de rádio ou ruído elétrico.
- Quando transporta um rádio portátil, um telemóvel, telefone sem fios ou outros dispositivos de comunicação sem fios
- Quando o veículo está estacionado, o tempo necessário para iniciar ou desligar o aviso pode ser mais longo.
- Quando a pressão dos pneus desce rapidamente, por exemplo quando um pneu rebenta, o aviso pode não funcionar.
Operação de inicialização (veículos com sistema de aviso da pressão dos pneus)
- Certifique-se que executa a inicialização depois de ajustar a pressão
dos
pneus.
Além disso, verifique se os pneus estão frios antes de realizar a inicialização ou ajustar a pressão dos pneus.
- Se, acidentalmente, colocou o interruptor do motor na posição "LOCK" (veículos sem sistema de chave inteligente para entrada e arranque) ou se o desligou (veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque) durante a inicialização, não é necessário pressionar novamente o interruptor de reinicialização, uma vez que a inicialização arranca automaticamente quando colocar o interruptor do motor na posição "ON" (veículos sem sistema de chave inteligente para entrada e arranque) ou no modo IGNITION ON (veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque) na próxima vez.
- Se, acidentalmente, pressionar o botão de reinicialização quando a inicialização não é necessária, ajuste a pressão dos pneus para o nível especificado quando os pneus estão frios, e volte a realizar a inicialização.
Quando a inicialização do sistema de aviso da pressão dos pneus falha (se equipado) A inicialização pode ser concluída em poucos minutos. No entanto, nos seguintes casos, as configurações não foram gravadas e o sistema não funciona corretamente. Se repetidas tentativas para gravar as configurações da pressão dos pneus não tiverem sucesso, leve o veículo a um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou a outro profissional igualmente qualificado e equipado para inspeção.
- Quando, ao operar o interruptor de reinicialização do aviso da pressão dos pneus, a luz de aviso não piscar 3 vezes.
- Após ter conduzido durante um certo período de tempo depois de a inicialização estar concluída, a luz de aviso acende depois de piscar durante 1 minuto.
Registo de códigos ID (veículos com sistema de aviso da pressão dos pneus) Podem ser registados os códigos ID da válvula de aviso da pressão dos pneus e transmissores para dois conjuntos de pneus.
Não é necessário registar os códigos ID quando substituir os pneus normais pelos pneus de neve, se os códigos ID para as rodas de ambos os pneus normais e pneus de neve estiverem registados de antemão.
Para informações sobre a alteração dos códigos ID, contacte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.
Aviso de desempenho do sistema de aviso da pressão dos pneus (se equipado) O aviso do sistema de aviso da pressão dos pneus muda de acordo com as condições em que foi inicializado. Por essa razão, o sistema pode dar um aviso, mesmo que a pressão dos pneus não atinja um nível suficientemente baixo, ou se a pressão for maior que aquela para a qual foi ajustada quando o sistema foi inicializado.
AVISO Quando verificar ou substituir pneus Cumpra com as seguintes precauções para evitar acidentes. Não o fazer pode causar danos em peças do trem de transmissão, bem como tornar a manobrabilidade perigosa, o que pode levar a um acidente resultando em morte ou ferimentos graves.
Quando inicializar o sistema de aviso da pressão dos pneus (se equipado) Não opere o interruptor de reinicialização do aviso da pressão dos pneus sem primeiro ajustar a pressão dos pneus para o nível especificado. Doutra forma, a luz de aviso da pressão dos pneus pode não acender mesmo que a pressão dos pneus seja baixa, ou pode acender quando a atual pressão dos pneus é normal. |
ATENÇÃO Reparar ou substituir pneus, jantes, válvulas e transmissores de aviso da pressão dos pneus e tampas das válvulas dos pneus (veículos com sistema de aviso da pressão dos pneus)
Para evitar danos nas válvulas e transmissores de aviso da pressão dos pneus (veículos com sistema de aviso da pressão dos pneus) Quando um pneu é reparado com líquido antifuro, a válvula e o transmissor de aviso da pressão dos pneus podem não funcionar corretamente. Se utilizar um líquido antifuro, contacte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado, outro profissional igualmente qualificado e equipado ou uma oficina qualificada, o mais rapidamente possível. Depois de utilizar o líquido antifuro, certifique-se que substitui a válvula e o transmissor de aviso da pressão do pneu quando reparar ou substituir o pneu. Conduzir em estradas irregulares Tenha especial cuidado quando conduzir em estradas com superfícies irregulares ou esburacadas. Estas condições podem provocar perdas de ar nos pneus, reduzindo a capacidade de amortecimento dos mesmos. Para além disso, a condução em estradas irregulares pode causar danos nos próprios pneus, assim como nas jantes e carroçaria do veículo. Se a pressão de cada pneu baixar enquanto conduz Não continue a conduzir, ou os seus pneus e/ou jantes podem ficar com danos irreparáveis. |