Renault Duster - Manual de Instruções > Particularidades versões gasolina e flex
Condições de funcionamento de seu veículo, como:
- circular muito tempo com a luz indicadora de combustível na reserva acesa;
- utilizar gasolina com chumbo;
- utilizar aditivos para lubrificantes ou combustível não recomendados.
Ou irregularidades de funcionamento como:
- sistema de ignição com defeito, falta de combustível ou velas desconectadas, provocando falhas de ignição ou esticões durante a condução;
- perda de potência;
provocam o aquecimento excessivo do catalisador e, por isto, diminuem sua eficácia, podendo ainda provocar sua destruição ou danos térmicos no veículo.
Se constatar as irregularidades de funcionamento descritas anteriormente, dirija-se, assim que possível, a uma Oficina Autorizada para executar os reparos necessários.
Levar regularmente seu veículo a uma Oficina Autorizada, obedecendo a periodicidade de manutenção prescrita no documento de manutenção, ajuda a evitar que esses incidentes ocorram.
Problemas de partida
Para evitar danos ao catalisador, não insista com tentativas de partida (utilizando o motor de partida ou empurrando/ puxando o veículo), sem identificar e corrigir a causa da falha.
Não insista em dar a partida no motor e chame uma Oficina Autorizada.
Abastecimento Flex
Após um abastecimento com mudança de combustível, de gasolina para etanol ou vice-versa, conduza o veículo por uma distância de 7 a 10 km ou, no mínimo, por 10 minutos para que o sistema de injeção de combustível identifique e se adapte ao novo combustível, evitando problemas na partida do motor e perda de desempenho.
Se o veículo ficar imobilizado por falta de combustível, abasteça o veículo com o mesmo tipo de combustível que havia previamente no tanque (gasolina ou etanol).
Caso seja necessário abastecer o veículo com um combustível diferente do que havia previamente no tanque poderão ocorrer os problemas citados acima.
Ao abastecer seu veículo certifique-se sempre de que a chave está totalmente desligada.