Seat Ateca - Manual de Instruções > Pôr em marcha e parar o motor
Ligar a ignição e fazer o arranque do motor com a chave
Fig. 163 Posições da chave da ignição.
Em veículos diesel pode acontecer que, com temperaturas mais baixas, o motor arranque ligeiramente mais tarde. Por isso, deverá manter pressionado o pedal da embraiagem (caixa de velocidades manual) ou o pedal do travão (caixa de velocidades automática) até o motor começar a funcionar. Durante o pré-aquecimento, o aviso acende-se.
A duração do pré-aquecimento depende das temperaturas do líquido de refrigeração e do exterior. Com o motor à temperatura de funcionamento, ou com temperaturas exteriores superiores a +8ºC, a luz de controlo acende-se durante aproximadamente 1 segundo.
Isto significa que o motor pode ser arrancado imediatamente.
Se o motor não funcionar imediatamente, interrompa o processo de arranque e volte a tentar ao fim de 30 segundos. Para ligar o motor novamente, volte a colocar a chave na posição 1 .
Sistema Start-Stop*
Se parar e o sistema Start-Stop* desligar o motor, a ignição mantém-se ligada.
Caixa de velocidades automática: antes de sair do veículo, certifique-se de que a ignição está desligada e de que a alavanca seletora está na posição P.
Indicações para o condutor no ecrã do painel de instrumentos
Pressione a embraiagem
Esta indicação é visualizada se, nos veículos com caixa de velocidades manual, não pressionar o pedal da embraiagem ao arrancar o motor. O motor só pode ser posto a trabalhar se o pedal da embraiagem for pressionado.
Pressione o travão
Esta indicação aparece se, nos veículos com caixa de velocidades automática, não pressionar o pedal do travão ao arrancar o motor.
Selecione N ou P
Esta indicação visualiza-se ao colocar o motor a trabalhar ou ao pará-lo, quando a alavanca seletora da caixa de velocidades automática não se encontrar nas posições P o N.
Só se pode colocar o motor a trabalhar ou pará-lo nas posições indicadas.
Colocar P; o veículo pode deslocar-se; as portas só podem ser fechadas em P
Esta indicação para o condutor visualiza-se por motivos de segurança, em conjunto com um sinal sonoro de advertência se, depois de desligar o motor, a alavanca seletora da caixa de velocidades automática não estiver na posição P. Coloque a alavanca seletora em P, caso contrário o veículo pode mover-se.
Caixa de velocidades: alavanca seletora na posição de movimento!
Esta indicação para o condutor é visualizada quando, ao abrir a porta do condutor, a alavanca seletora não se encontrar em P. Adicionalmente, soa um zumbido. Coloque a alavanca seletora em P, caso contrário o veículo pode mover-se.
Ignição ligada
Esta indicação para o condutor é visualizada quando se abre a porta do condutor com a ignição ligada, e é acompanhada de um som de zumbido.
ATENÇÃO
Nunca ponha o motor a trabalhar em recintos fechados, visto que existe o risco de intoxicação.
CUIDADO
Evite os regimes de rotação elevados e não pise o acelerador a fundo enquanto o motor não tiver alcançado a sua temperatura de serviço, visto que existe o risco de ocorrerem danos no motor.
Aviso sobre o impacto ambiental
Não aquecer o motor com o veículo parado.
Arrancar imediatamente. Evitam-se assim emissões poluentes desnecessárias do seu veículo.
Aviso
- Se lhe custar rodar a chave de ignição para a posição 1 , rode o volante para os dois lados, de forma a eliminar o bloqueio da direção.
- Depois do arranque do motor frio poderão ouvir-se transitoriamente ruídos de funcionamento mais fortes, dado ser necessária a formação de pressão de óleo na compensação hidráulica da folga das válvulas. Isto é normal, não tendo qualquer importância.
- Se tiver desligado e voltado a ligar a bateria do veículo, deverá manter a chave na posição 1 cerca de 5 segundos antes de arrancar.
- Veículos com caixa de velocidades automática: depois de desligar a ignição, só pode retirar a chave de ignição quando a alavanca seletora estiver na posição "P" (bloqueio de estacionamento). Em seguida, a alavanca seletora fica bloqueada.
Desligar o motor com a chave
Parar o motor
- Parar o veículo.
- Rodar a chave da ignição para a posição 1 Fig. 163.
Bloquear o volante
Em veículos com caixa de velocidades automática, a chave de contacto só pode retirar-se com a alavanca seletora na posição P.
- Retire a chave da ignição na posição 1 Fig. 163.
- Rode o volante até ouvir que encaixou.
Com a direção bloqueada, evita um possível roubo do veículo.
ATENÇÃO
- Nunca desligue o motor antes do veículo estar totalmente imobilizado. O funcionamento do servofreio e da direção assistida não são completamente garantidos. Assim, poderá ter a necessidade de aplicar mais força ao manobrar o volante ou a travar. Como, neste caso, não se pode comandar a direção e os travões da forma habitual, poderão registar-se acidentes e lesões graves.
- Nunca retire a chave da ignição enquanto o veículo estiver em movimento. Caso contrário, a direção pode ficar bloqueada e será impossível girar o volante: risco de acidente!
- Quando sair do veículo, leve sempre a chave consigo. Isto é especialmente importante no caso de permanecerem crianças no veículo, visto que poderiam pôr o motor a trabalhar ou acionar equipamentos elétricos (p. ex. vidros elétricos), com o consequente risco de acidente.
CUIDADO
Ao submeter o motor a grandes esforços, depois de o parar ocorre uma acumulação térmica no seu compartimento, o que pode provocar uma avaria do mesmo. Por essa razão, deixe o motor a funcionar ao ralenti durante cerca de 2 minutos antes de o desligar.
Aviso
- Depois de se desligar o motor e também com a ignição desligada, é possível que o ventilador do radiador continue a funcionar durante 10 minutos no máximo. Poderá voltar a ligar-se também ao fim de algum tempo, se a temperatura do líquido de refrigeração subir devido a uma acumulação de calor ou se, com o motor quente, o seu compartimento for ainda aquecido por uma exposição ao sol.
- Se parar e o sistema Start-Stop* desligar o motor, a ignição mantém-se ligada. Antes de sair do veículo, certifique-se de que a ignição está desligada, caso contrário a bateria descarrega.
Botão de arranque*
Fig. 164 Na parte inferior da consola central:
botão para ligar o motor.
O motor do veículo pode-se pôr em marcha com um botão para ligar o motor (Press & Drive). Para isso tem que ter uma chave do veículo válida dentro do habitáculo pela zona dos assentos dianteiros ou traseiros.
Nos veículos com o sistema Keyless Access, também se pode pôr o motor em marcha se a chave se encontrar na bagageira.
Abrindo a porta do condutor ao abandonar o veículo ativa-se o bloqueio eletrónico da coluna de direção se a ignição estiver desligada.
Ligar e desligar a ignição manualmente
Pressione brevemente uma vez o botão de arranque sem pisar o pedal do travão nem a embraiagem.
Tanto para veículos com caixa de velocidades manual como para automática, o texto do botão de arranque START ENGINE STOP pisca simulando o batimento de um coração quando o sistema esta pronto para ligar e desligar a ignição.
Desconexão automática da ignição
Se o condutor afasta-se do veículo levando consigo a chave do veículo e deixando a ignição conectada, a ignição se desliga automaticamente decorrido certo tempo. Se nesse momento estavam acesas a luzes de máximos, a luz de posição permanecerá acesa durante aprox. 30 minutos. A luz de posição pode-se apagar bloqueando o veículo ou manualmente.
Função de arranque de emergência
Se não detetar nenhuma chave válida no habitáculo, terá que realizar um arranque de emergência. No ecrã do painel de instrumentos aparece uma indicação a esse respeito.
Este pode ser o caso quando, por exemplo, a pilha do botão chave do veículo estiver muito gasta ou totalmente gasta:
-
Imediatamente após pressionar o botão de arranque, mantenha a chave do veículo junto ao revestimento direito da coluna da direção .
-
A ignição liga-se automaticamente e, dependendo do caso, o motor arranca automaticamente.
Desativação de emergência
Caso não se possa desligar o motor pressionando brevemente o botão de arranque, deverá realizar-se uma desativação de emergência:
-
Pressionar o botão de arranque duas vezes no prazo de 3 segundos ou pressione-o uma vez durante mais de 1 segundo.
-
O motor desliga-se automaticamente.
Função para voltar a ligar o motor
Se uma vez parado o motor não se detetar nenhuma chave válida no interior do veículo, só se disporá de 5 segundos para voltar a ligá-lo. Aparecerá uma advertência correspondente no ecrã do painel de instrumentos.
Decorrido este tempo, o motor não se poderá voltar a ligar sem uma chave válida no interior do veículo.
Desconexão automática da ignição em veículos com sistema Start-Stop
A ignição do veículo desliga-se automaticamente quando o veículo está parado e o desligamento automático do motor está ativo se:
-
o cinto de segurança do condutor não estiver apertado,
-
o condutor não pisar nenhum pedal,
-
caso se abra a porta do condutor.
Depois da desconexão automática da ignição, se a luz de médios está acesa, a luz de posição permanece acesa durante aprox. 30 minutos (se a bateria tem carga suficiente).
Se o condutor bloquear o veículo ou apagar a luz de posição apaga-se.
ATENÇÃO
Qualquer movimento acidental do veículo pode causar lesões graves.
-
Ao pressionar a ignição, não pise no pedal do travão ou na embraiagem, caso contrário, o motor ligar-se-á imediatamente.
ATENÇÃO
Se se utilizarem as chaves do veículo de forma negligente ou sem prestar a devida atenção, podem ocorrer acidentes e lesões graves.
-
Ao sair do veículo, nunca deixe nenhuma chave do mesmo no seu interior. Caso contrário, uma criança ou uma pessoa não autorizada poderia trancar o veículo, colocar o motor a trabalhar ou ligar a ignição, podendo assim acionar equipamentos elétricos (por ex., os vidros elétricos).
Aviso
-
Antes de abandonar o veículo, desligue sempre a ignição manualmente e, dado o caso, tenha em conta as indicações do ecrã do painel de instrumentos.
-
Se o veículo permanecer muito tempo parado com a ignição ligada, pode ser que a bateria do veículo se descarregue e não se possa pôr o motor em marcha.
-
Nos veículos com motor diesel, o motor pode demorar um pouco em pôr-se em marcha e tem de pré-aquecer.
-
Se durante a fase STOP se pressionar o botão START ENGINE STOP desliga-se a ignição e o interruptor pisca.
-
Se aparecer a indicação no ecrã do painel de instrumentos "Sistema Start-Stop desativado: Arrancar o motor manualmente" o botão START ENGINE STOP piscará.
Pôr o motor em marcha
Válido para veículos: com Keyless Access
Passo | Pôr o motor em marcha com o botão de arranque (Press & Drive). |
1. | Pise o pedal do travão e continue a pressioná-lo, até que tenha executado o passo 5. |
1a. | Em veículos com caixa de velocidades manual: pise a embraiagem a fundo e mantenha pressionada até que o motor arranque. |
2. | Coloque a alavanca da caixa em ponto morto ou a alavanca seletora na posição P ou N. |
3. | Pressione brevemente o botão de arranque
Fig. 164 sem pisar o acelerador. Para que o
motor arranque, deve ter uma chave válida no
veículo. Depois de arrancar o motor, a iluminação do botão START ENGINE STOP altera para iluminação fixa indicando que o motor arrancou. |
4. | Se o motor não arranca, interrompa a tentativa e repita passado aprox. 1 minuto. Se for necessário, realize um arranque de emergência. |
5. | Desligue o travão de estacionamento eletrónico quando pretender começar a circular. |
ATENÇÃO
Não saia nunca do veículo deixando o motor em marcha, sobretudo se tem uma marcha ou uma relação de marchas engatadas. O veículo poderia pôr-se em movimento repentinamente ou poderia suceder algo estranho que provocasse danos, um incêndio ou lesões graves.
ATENÇÃO
Um aerossol para o arranque a frio poderia explodir ou provocar um aumento repentino do regime do motor.
- Não utilize nunca aerossóis para o arranque a frio do motor.
CUIDADO
- O motor de arranque ou o motor podem ficar danificados se durante a marcha se tentar arrancar o motor ou se, imediatamente após o desligar, o arrancar de novo.
- Se o motor estiver frio, evite regimes altos do motor, o seu excesso de solicitação e as acelerações.
- Não ponha o motor em marcha empurrando o veículo ou rebocando-o. Caso contrário, poderá chegar combustível não queimado ao catalisador, dando origem a danos.
Aviso
- Não espere a que o motor aqueça com o
veículo parado; se tiver boa visibilidade através
dos cristais, inicie a marcha imediatamente.
Desta forma, o motor atingirá assim mais depressa a sua temperatura de serviço e o nível de emissões será mais reduzido.
- Ao ligar o motor são desligados temporariamente os principais equipamentos elétricos.
- Quando se arranca com o motor frio pode que aumente o ruído brevemente. Isto é normal, não tendo qualquer importância.
- Quando a temperatura exterior não chega a +5ºC (+41ºF), se o motor for diesel, pode originar-se algum fumo por baixo do veículo quando o aquecedor adicional de funcionamento com combustível estiver ligado.
Desligar o motor
Válido para veículos: com Keyless Access
Passo | Apagar o motor com o botão de arranque |
1. | Pare o veículo completamente. |
2. | Pise o travão e continue a pressioná-lo, até que tenha executado o passo 4. |
3. | Se o seu veículo estiver equipado com caixa de velocidades automática, coloque a alavanca seletora na posição P. |
4. | Ative o travão de estacionamento eletrónico. |
5. | Pressione brevemente o botão de arranque Fig. 164. O botão START ENGINE STOP volta a piscar. Se o motor não se desligar, realize uma desativação de emergência. |
6. | Se o veículo estiver equipado com caixa de velocidades manual, engrene a 1.ª ou a marcha-atrás. |
ATENÇÃO
Não desligue nunca o motor enquanto o veículo estiver em movimento. Isto poderia provocar a perda do controlo do veículo, acidentes e lesões graves.
- Os airbags e os pré-tensores do cinto de segurança não funcionam se a ignição estiver desligada.
- O servofreio não funciona com o motor desligado.
Por isso, com o motor desligado é necessário pisar com mais força o pedal do travão para travar o veículo.
- Com o motor desligado, a direção assistida não funciona. Com o motor parado, é necessário exercer mais força para girar o volante.
- Se se desligar a ignição, o bloqueio da coluna de direção poderia ativar-se e não se poderia controlar o veículo.
CUIDADO
Se se solicitar muito o motor durante bastante tempo, pode sobreaquecer depois de desligar.
Para evitar danos no motor, antes de o desligar, deixe-o ao ralentí durante aprox. 2 minutos na posição neutra.
Aviso
Após desligar o motor, é possível que o ventilador do radiador continue a funcionar no compartimento do motor alguns minutos mais, inclusive com a ignição desligada. O ventilador do radiador desliga-se automaticamente.
Função "My Beat"
Para veículos com chave de confort existe a função "My Beat". Esta função oferece uma indicação adicional do sistema de arranque do veículo.
Ao aceder ao veículo, p. ex., mediante a abertura de portas com comando a distância, o botão START ENGINE STOP pisca chamando a atenção sobre a tecla correspondente ao sistema de arranque.
Com a conexão/desconexão da ignição, a iluminação do botão START ENGINE STOP pisca.
Com a ignição desligada, decorridos uns segundos, o botão START ENGINE STOP deixa de piscar e apaga-se.
Com o motor arrancado, a iluminação do botão START ENGINE STOP permanece fixa, indicando que o motor está em marcha. Ao parar o motor mediante o botão START ENGINE STOP , este volta a piscar.
Em veículos com sistema Start-Stop, a função "My Beat" também oferece informação adicional:
- Quando o motor para durante a fase de Stop, a iluminação da tecla START ENGINE STOP permanece com iluminação fixa, já que ainda que o motor esteja parado, o sistema Start-Stop está ativo.
- Quando o motor não puder arrancar de novo mediante o sistema Start-Stop, e precisa de arrancar manualmente, o botão START ENGINE STOP piscará, indicando essa situação.