Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Instalar o dispositivo de reboque posteriormente
Fig. 227 Dimensões e pontos de fixação para
instalar um dispositivo de reboque
posteriormente.
A Volkswagen recomenda que um dispositivo de reboque seja instalado posteriormente por uma uma empresa especializada. Por exemplo, podem ser necessárias medidas de conversão no sistema de arrefecimento ou a montagem de chapas de blindagem térmica. Para isso, a Volkswagen recomenda a Concessionária Volkswagen.
Manter as medidas da distância em caso de montagem posterior de um dispositivo de reboque. A menor medida indicada do centro da rótula de engate até a pista → Fig. 227 F não pode nunca ficar abaixo do valor definido. Isso também se aplica a um veículo totalmente carregado, incluindo a carga de apoio máxima.
Medidas de distância até → Fig. 227:
- Pontos de fixação.
- -1)
- -1)
- -1)
- -1)
- -1)
- -1)
1) Os dados não estavam disponíveis no momento da impressão.
ATENÇÃO
Condutores elétricos inadequados ou ligados incorretamente podem causar deficiências de funcionamento de todos os componentes eletrônicos do veículo e acidentes e ferimentos graves.
- Nunca conectar o sistema elétrico do reboque diretamente com as conexões elétricas das lanternas traseiras ou com outra fonte inadequada de corrente. Utilizar somente conectores adequados para a conexão do reboque.
- A instalação posterior de um dispositivo de reboque deve ser realizada por uma Concessionária Volkswagen ou por uma empresa especializada.
ATENÇÃO
Um dispositivo de reboque inadequado ou incorretamente instalado pode ocasionar a soltura do reboque do veículo de tração. Isto pode causar acidentes graves e ferimentos fatais.
Utilizar somente dispositivos de reboque liberados pela Volkswagen para o respectivo modelo de veículo.
Controle de estabilidade do conjunto
Se um reboque conectado começar a balançar, o controle de estabilidade do conjunto poderá reconhecer isso e direcioná-lo.
O controle de estabilidade do conjunto é uma extensão do programa eletrônico de estabilidade.
Se for identificado um jogo no movimento do reboque, o controle de estabilidade do conjunto auxilia automaticamente com a servoassistência da direção para reduzir o "balanço" do reboque.
Condições para o controle de estabilidade do conjunto
- O dispositivo de reboque foi instalado de fábrica ou um dispositivo de reboque compatível foi instalado posteriormente.
- O programa eletrônico de estabilidade e o controle de tração estão ativos. A luz de controle ou não está acesa no display do instrumento combinado.
- O reboque está conectado eletricamente ao veículo de tração por meio da tomada do reboque.
- A velocidade é maior do que aproximadamente 60 km/h (37 mph).
- A carga de apoio máxima foi aproveitada.
- Os reboques devem ter uma barra rígida.
- Os reboques freados devem apresentar um dispositivo de junção mecânico.
Observar as orientações e informações para veículos com permissão de categoria N1.
ATENÇÃO
A maior segurança oferecida pelo controle de estabilidade do conjunto não deve incentivar a colocar a segurança em risco.
- Adequar sempre a velocidade e a forma de condução às condições de visibilidade, do clima, da pista e do trânsito.
- Acelerar com cuidado em pista escorregadia.
- Se um sistema estiver em funcionamento, tirar o pé do pedal do acelerador.
ATENÇÃO
É possível que o controle de estabilidade do conjunto não reconheça todas as situações de condução.
- Com o programa eletrônico de estabilidade desativado, o controle de estabilidade do conjunto é desligado.
- Reboques leves em movimento pendular não são cobertos em todos os casos pelo controle de estabilidade do conjunto e estabilizados de forma adequada.
- Em pistas escorregadias e com baixa aderência, um reboque pode cambalear apesar do controle de estabilidade do conjunto.
- Reboques com o centro de gravidade alto podem tombar antes que ocorra o movimento pendular.
- Quando não houver um reboque acoplado e, ao mesmo tempo, houver um conector na tomada do reboque, por exemplo, de um porta-bicicletas com iluminação, poderão ocorrer procedimentos súbitos automáticos de frenagem em situações extremas de condução.