Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Indicador de controle dos pneus
O indicador de controle dos pneus compara, com a ajuda dos sensores do ABS, a rotação e, consequentemente, o diâmetro de rolamento de cada uma das rodas, entre outras coisas. O indicador de controle dos pneus indica no display do instrumento combinado uma alteração do diâmetro em uma ou mais rodas.
Alterações do diâmetro
O diâmetro de rolamento do pneu pode se alterar:
- Se a pressão dos pneus tiver sido alterada manualmente.
- Se a pressão dos pneus estiver muito baixa.
- Se o pneu tiver danos estruturais.
- Se o veículo estiver carregado em apenas um dos lados.
- Se as rodas de um eixo estiverem muito carregadas, por exemplo, em caso de carregamento muito pesado.
- Se correntes para neve estiverem montadas.
- Se uma roda de emergência estiver montada.
- Se uma roda por eixo tiver sido trocada.
O indicador de controle dos pneus poderá ser retardado ou não exibir nada sob determinadas condições como, por exemplo, se a forma de condução for muito esportiva, em ruas cobertas de neve ou não pavimentadas ou ao conduzir com correntes para neve.
Programar o indicador de controle dos pneus
Após uma mudança da pressão dos pneus ou após trocar uma ou mais rodas, o indicador de controle dos pneus precisa ser novamente programado. Isto também é válido após trocar as rodas dianteiras pelas rodas traseiras.
Para reprogramar o sistema, é preciso primeiro reinicializar os valores salvos.
- Ligar a ignição.
- Pressionar o botão do Infotainment .
- Tocar na superfície de função para abrir o menu Ajustes do veículo.
- Tocar na superfície de função Pneus .
- Tocar na superfície de função SET .
- Quando as 4 pressões dos pneus corresponder aos valores exigidos, tocar a superfície de função confirmar , para armazenar as pressões dos pneus.
- O toque na superfície de função interromper faz com que o valores atuais da pressão dos pneus não sejam salvos e o sistema não seja programado.
O sistema é programado, depois de reinicializar os valores salvos, durante a condução normal do veículo de acordo com a pressão dos pneus definida pelo condutor e com os pneus instalados. Após uma condução longa com diferentes velocidades, os valores programados são gravados e monitorados.
Com carga muito alta nas rodas, por exemplo, em caso de carregamento pesado, antes da programação, a pressão dos pneus deve ser aumentada até que ela atinja a pressão dos pneus de carga plena recomendada.
O indicador de controle dos pneus não funciona se o ESC ou o ABS estiverem avariados.
Após um alerta de pressão dos pneus muito baixa, o veículo deve permanecer parado por aproximadamente um minuto e não pode ser movido. Alternativamente, a ignição pode ser desligada e ligada novamente. Somente então o indicador de controle dos pneus pode ser novamente reprogramado.
Na condução com uma roda sobressalente ou de emergência, pode surgir uma indicação de falha, porque o perímetro da roda sobressalente ou de emergência pode divergir do perímetro das outras rodas.
Durante a condução com correntes para neve, um indicador de falha pode ser exibido, uma vez que as correntes para neve aumentam o diâmetro da roda.