Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Função de frenagem de emergência City
Fig. 165 No display do instrumento combinado:
exibição do alerta antecipado.
Caso o condutor não reaja à colisão iminente na faixa de velocidade do veículo de aproximadamente 4 km/h (2,5 mph) a 30 km/h (19 mph), o sistema pode frear o veículo automaticamente com uma força de frenagem crescente sem advertência prévia.
Quando o sistema de monitoramento periférico estiver ligado, a função de frenagem de emergência City está ativa como parte do sistema de monitoramento periférico.
Dependendo da versão, o sistema de monitoramento periférico e a função de frenagem de emergência City pode ser ativados ou desativados no sistema Infotainment por meio do botão e das superfícies de função e assistência ao condutor.
A função de frenagem de emergência City registra situações de trânsito a uma distância de aproximadamente 15 m à frente do veículo num intervalo de velocidade de condução de, aproximadamente, 4 km/h (2,5 mph) a 30 km/h (19 mph).
Se o sistema reconhecer uma possível colisão com um veículo à frente, o veículo será preparado para uma possível frenagem de emergência.
Sistemas de assistência ao condutor
Se o condutor não reagir a uma colisão iminente, o sistema pode frear o veículo automaticamente com uma força de frenagem crescente em diversos níveis para diminuir a velocidade em caso de uma possível colisão. Com isso, o sistema pode ajudar a reduzir as consequências de um acidente.
Indicadores do display
Um retardamento automático da função de frenagem de emergência City é exibido por meio do Indicador aviso antecipado no display do instrumento combinado → Fig. 165.
ATENÇÃO
A tecnologia inteligente da função de frenagem de emergência City não pode ir além dos limites impostos pela física e trabalha somente dentro dos limites do sistema. O maior conforto oferecido pela função de frenagem de emergência City não deve incentivar a colocar a segurança em risco. A responsabilidade por frear em tempo hábil é sempre do condutor.
- Adequar a velocidade e a distância de segurança em relação aos veículos à frente sempre de acordo com as condições de visibilidade, do clima, da pista e do trânsito.
- A função de frenagem de emergência City não pode evitar sozinha acidentes e ferimentos graves.
- A função de frenagem de emergência City pode, em situações de trânsito complexas, executar uma intervenção de frenagem indesejada, por exemplo, construções e trilhos de metal.
- A função de frenagem de emergência City pode executar, em funções comprometidas, uma intervenção de frenagem não desejada, por exemplo, sensor do radar sujo ou desajustado.
- A função de frenagem de emergência City sem detector de pedestres não reage a pessoas. Além disso, o sistema não reage a animais e a veículos que cruzam ou veículos que vêm na direção oposta e na mesma faixa de rodagem.
Se a função de frenagem de emergência City iniciar um processo de frenagem, o pedal do freio fica "mais duro".
Intervenções de frenagem automáticas da função de frenagem de emergência City podem ser interrompidas pelo acionamento do pedal do acelerador ou por intervenção na direção.
A função de frenagem de emergência City pode reduzir a velocidade até a parada. O veículo não é mantido parado por todo o tempo pelo sistema de freio. Acionar o freio! Se ocorrerem vários acionamentos indesejados, desligar o sistema de monitoramento periférico e, com isso, a função de frenagem de emergência City. Procurar uma empresa especializada. Para isso, a Volkswagen recomenda procurar uma Concessionária Volkswagen.