Renault Duster - Manual de Instruções > Cintos de segurança
Para sua segurança, utilize o cinto de segurança em todos os deslocamentos.
Além disto, obedeça a legislação local em vigor no país em que circula.
Consulte "Banco traseiro: funcionalidade", no capítulo 3.
Nunca um cinto de segurança deve ser utilizado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo, seja ela criança ou adulto.
Mesmo mulheres grávidas sempre devem utilizar o cinto de segurança.
Neste caso, a faixa abdominal deve ser colocada de modo que não seja exercida grande pressão sobre a parte inferior da barriga, embora sem folga excessiva.
Antes de iniciar o trajeto, proceda primeiramente a regulagem do posto de condução e, então, a dos demais ocupantes do veículo. Todos os passageiros devem ajustar o cinto de segurança para obter o máximo de proteção.
Regulagem da posição de condução (em algumas versões do veículo)
- Sente-se corretamente no fundo do banco (após ter retirado o casaco, a blusa, etc.). É essencial para um bom posicionamento das costas;
- regule o avanço do banco em função dos pedais. Seu banco deve estar na posição mais recuada de modo que permita pressionar a fundo o pedal da embreagem. O encosto deve ser regulado a fim de deixar os braços ligeiramente dobrados;
- regule a posição do apoio de cabeça, se a versão do veículo for equipada deste dispositivo. Para um máximo de segurança, a distância entre a cabeça e o respectivo apoio deve ser mínima;
- regule a altura do assento. Esta regulagem permite otimizar sua visão de condução;
- regule a posição do volante.
Ajuste dos cintos de segurança
Mantenha-se bem apoiado no encosto.
A faixa torácica 1 deve ficar o mais próximo possível do pescoço, mas sem tocá-lo.
A faixa abdominal 2 deve ser levada sobre a parte larga das coxas e contra o abdômen. O cinto deve ser trazido o mais próximo possível sobre o corpo.
Ex.: evite roupas muito espessas e objetos intercalados.
Travamento
Puxe o cinto lentamente e sem esticar muito e realize o engate da lingueta 3 na caixa 5 (verifique o bloqueio no tirante sobre a lingueta 3).
Se o cinto ficar totalmente bloqueado, puxe-o lentamente, mas de modo intenso, até conseguir deslocar a faixa cerca de 3 cm. Deixe que recue um pouco e puxe-o novamente.
Dirija-se a uma Oficina Autorizada se o problema persistir.
Destravamento
Pressione o botão 4 da caixa 5, o cinto é retornado pelo enrolador. Acompanhe a lingueta para facilitar esta operação.
Luz de aviso de lembrete sobre o cinto de segurança do motorista
Se, dada a partida no motor, o cinto de segurança do motorista não estiver colocado corretamente e o veículo tiver atingido, aproximadamente, 20 km/h, essa luz acenderá no console central e um bipe será emitido por aproximadamente dois minutos.
Regulagem da altura dos cintos de segurança dianteiros
Desloque o botão 6 para selecionar sua posição de regulagem, de modo que a faixa torácica 1 fique conforme indicado anteriormente.
Após efetuar a regulagem, assegure-se do seu correto travamento.
Cintos de segurança traseiros laterais
Puxe lentamente o cinto 7 e engate a lingueta 8 na caixa de travamento 9.
Consulte o parágrafo "banco traseiro: funcionalidades" no capítulo 3.
Cinto de segurança traseiro central abdominal
Prenda a lingueta deslizante 10 na caixa 11.
As informações a seguir dizem respeito aos cintos dianteiros e traseiros do veículo.
- Não deve ser efetuada nenhuma modificação nos elementos do sistema de retenção montados originalmente: cintos, bancos e respectivas fixações. Para casos particulares (ex. instalação de um banco para crianças), consulte uma Oficina Autorizada.
- Não utilize dispositivos que possam provocar folgas nas faixas (exemplos: molas, pinças, etc.): pois um cinto de segurança muito frouxo pode provocar ferimentos em caso de acidente.
- Nunca passe a faixa por baixo de seu braço, nem por trás das costas.
- Não utilize o mesmo cinto para mais de uma pessoa nem envolva o cinto em uma criança pequena ou de colo.
- O cinto não deve estar torcido.
- Após um acidente grave, substitua os cintos de segurança: eles foram projetados para uso em apenas um impacto. Da mesma forma, substitua os cintos que apresentem qualquer deformação ou degradação.
- Insira o gancho do cinto na presilha adequada.
- Tenha o cuidado de não colocar, na zona da caixa de travamento do cinto, qualquer objeto suscetível de interferir com seu correto funcionamento.
- O encosto do banco deve estar em posição vertical para não comprometer a eficácia dos cintos de segurança, há risco de escorregar entre as faixas.
- Respeite todas as recomendações de regulagem sinalizadas. A eficiência dos cintos de segurança é maior quando os ocupantes do veículo estão sentados corretamente, com a coluna ereta e encostados no banco. Ajustes mal realizados podem causar ferimentos graves.