Renault Duster - Manual de Instruções > Auxílio de estacionamento
Princípio de funcionamento
Os sensores por ultra-som, instalados no para-choque traseiro do veículo, "medem" a distância entre o veículo e um obstáculo, durante a marcha ré.
Esta detecção é traduzida por bips sonoros, cuja frequência aumenta com a aproximação do obstáculo, até se tornar um som contínuo quando o obstáculo se situa a cerca de 40 centímetros do veículo.
Ao passar para a marcha ré, é emitido um bip.
Observação: Para que estes sensores funcionem de maneira eficaz, eles não podem estar obstruídos ou tampados (sujeira, lama, neve, etc.). Caso o veículo esteja com a tampa da caçamba aberta os sensores podem ficar obstruídos.
Neste caso desative o sistema.
De acordo com a versão do veículo, em complemento aos sinais sonoros, a tela 1 permite visualizar o ambiente traseiro externo.
Funcionamento
Ao engatar a marcha ré, a maioria dos objetos que se encontram a menos de 1,20 metros da traseira do veículo são detectados. Um bipe sonoro soa e, de acordo com o veículo, a imagem da parte traseira aparece no navegador 1.
O motorista deve estar atento às situações imprevistas que possam surgir durante a condução. Portanto, você deve estar sempre atento à presença de obstáculos móveis (crianças, animais, bicicletas, etc.) ou de um obstáculo pequeno ou fino demais (pedras de pequena dimensão, um poste estreito) no momento da manobra.
Ativação e desativação do sistema
O sistema pode ser ativado/desativado ao pressionar o interruptor 2.
Quando o sistema estiver desativado, a luz indicadora integrada no interruptor fica acesa permanentemente.
Irregularidades de funcionamento
Quando o sistema detecta uma irregularidade de funcionamento, ao passar para a marcha ré, emite um sinal sonoro, durante cerca de 3 segundos, para alertá-lo. Consulte uma Oficina Autorizada.
Para evitar qualquer risco de acidentes, leve o seu veículo para revisão por um concessionário autorizado.