Seat Ateca - Manual de Instruções > Assistente para emergências (Emergency Assist)
Descrição e funcionamento
O assistente para emergências (Emergency Assist) deteta se há inatividade por parte do condutor e pode manter automaticamente o veículo na sua via, bem como pará-lo por completo em caso necessário. Deste modo, o sistema pode ajudar ativamente a evitar um acidente.
O assistente para emergências (Emergency Assist) é uma função adicional do assistente de aviso de saída do via (Lane Assist) e combina as funções deste com as do controlo adaptativo de velocidade (ACC). Por isso, leia atentamente e sem falta estes dois capítulos e tenha em conta as limitações dos sistemas e as indicações sobre os mesmos.
Funcionamento do assistente para emergências (Emergency Assist)
O assistente para emergências deteta se o condutor não realiza nenhuma atividade e solicita-lhe repetidamente mediante advertências óticas e acústicas, bem como provocando esticões com o travão, que retome ativamente o controlo do veículo.
Se o condutor seguir sem realizar nenhuma atividade, o sistema faz-se cargo automaticamente do acelerador, do travão e da direção para frear o veículo e mantê-lo em seu via. Se a distância de travagem que fica for suficiente, em caso necessário o sistema desacelera o veículo até pará-lo por completo e liga automaticamente o travão de estacionamento eletrónico.
Quando o assistente para emergências está a regular ativamente, acendem-se os intermitentes de emergência e o veículo realiza leves movimentos de ziguezague dentro da própria via para advertir os outros utentes da via.
Ligar e desligar o assistente para emergências (Emergency Assist)
O assistente para emergências (Emergency Assist) está ligado automaticamente quando o assistente de aviso de saída da via (Lane Assist) está conectado.
Requisitos técnicos para utilizar o assistente para emergências (Emergency Assist)
- O controlo adaptativo de velocidade (ACC) tem que estar conectado.
- O assistente de aviso de saída da via (Lane Assist) está ligado e ativo.
- A alavanca seletora deverá estar na posição D/S, ou na pista de seleção Tiptronic.
- O sistema tem que ter detetado em ambos lados do veículo uma linha de delimitação de via Fig. 190.
As seguintes condições podem provocar que o assistente para emergências (Emergency Assist) não reaja ou se desligue automaticamente:
- Se o condutor pisa o acelerador ou o travão, ou mover o volante.
- Se deixar de cumprir com alguma das condições citadas em, Requisitos técnicos para utilizar o assistente para emergências (Emergency Assist).
- Se deixar de cumprir com alguma das condições necessárias para o funcionamento do assistente de aviso de saída da via (Lane Assist).
- Se deixar de cumprir alguma das condições necessárias para o funcionamento do controlo adaptativo de velocidade (ACC).
ATENÇÃO
A tecnologia inteligente que o assistente para emergências (Emergency Assist) integra não pode superar os limites impostos pelas leis da física e apenas funciona dentro dos limites do sistema. O condutor tem a responsabilidade de conduzir o veículo.
- Adapte sempre a velocidade e a distância de segurança ao veículo precedente em função das condições de visibilidade, climatéricas, do piso e do trânsito.
- Mantenha as mãos sempre no volante e esteja preparado para intervir na direção em qualquer momento.
- O assistente para emergências não pode evitar sempre por si mesmo acidentes nem lesões graves.
- Se o funcionamento do assistente para emergências estiver comprometido, por exemplo, se o sensor de radar do controlo adaptativo de velocidade (ACC) ou a câmara do assistente de aviso de saída da via (Lane Assist) estiverem cobertos desajustados, pode ser que o sistema intervenha nos travões ou na direção inoportunamente.
- O assistente para emergências não reage face a pessoas ou animais, nem face a veículos que se cruzem ou se aproximem em direção contrária na mesma faixa.
ATENÇÃO
Se o assistente para emergências (Emergency Assist) intervém de forma inoportuna, podem produzir-se acidentes e lesões graves.
- Se o assistente para emergências não funcionar corretamente, desligue o assistente de aviso de saída do via (Lane Assist). Desse modo, desliga-se também o assistente para emergências.
- Dirija-se a uma oficina especializada e solicite a revisão do sistema. A SEAT recomenda que se dirija a um concessionário SEAT.
Aviso
- As intervenções automáticas nos travões do assistente para emergências (Emergency Assist) podem interromper-se pisando o acelerador ou o travão, ou movendo o volante.
- Os intermitentes de emergência, que se acenderam automaticamente, podem apagar-se pisando o acelerador ou o travão, movendo o volante ou pressionando o botão dos intermitentes de emergência.
- Dado o caso, o assistente para emergências (Emergency Assist) pode desacelerar o veículo até detê-lo por completo.
- Quando o assistente para emergências (Emergency Assist) se ativa, só está disponível de novo depois de desligar e voltar a ligar a ignição.