Seat Ateca - Manual de Instruções > Alarme antirroubo
Descrição
A função do alarme antirroubo consiste em dificultar a abertura ou o roubo do veículo por estranhos.
O alarme antirroubo ativa-se automaticamente ao fechar o veículo com a chave.
- As luzes indicadoras de mudança de direção piscarão duas vezes ao abrir e desativar o alarme.
- As luzes indicadoras de mudança de direção piscarão uma vez ao fechar e ativar o alarme.
Quando é disparado o alarme?
O alarme antirroubo emite sons acústicos e luminosos (intermitentes) durante cerca de 30 segundos, repetindo-se até 10 vezes quando, com o veículo trancado, se pretenda realizar as seguintes ações sem autorização:
- Abertura de uma porta desbloqueada mecanicamente com a chave do veículo sem ligar a ignição durante os 15 segundos seguintes (em alguns mercados, como por exemplo na Holanda, os 15 segundos de espera desaparecem e o alarme ativa-se imediatamente ao abrir a porta).
- Abertura de uma porta.
- Abertura do capô.
- Abertura da porta da mala.
- Ligação da ignição com uma chave não autorizada.
- Desligar a bateria do veículo.
- Movimento no interior do veículo (em veículos com vigilância do habitáculo).
- Reboque do veículo (em veículos com sistema antirreboque).
- Elevação do veículo (em veículos com sistema antirreboque).
- Transporte do veículo a bordo de um barco ou num comboio (em veículos com sistema antirreboque ou vigilância do habitáculo).
- Desengate o reboque ligado ao sistema de alarme antirroubo.
Como desligar o alarme
Destranque o veículo com o botão de destrancagem da chave ou ligue a ignição com uma chave válida.
Aviso
- Depois de 28 dias o aviso luminoso apaga-se para evitar o desgaste da bateria, caso o veículo fique estacionado muito tempo. O sistema de alarme permanece ativado.
- Se outra zona vigiada for acedida (por ex. se, depois de se abrir uma porta, for aberta a porta da mala) após o sinal sonoro se ter apagado, é desencadeado um novo sinal de alarme.
- O alarme antirroubo não se ativa quando tranca o veículo a partir de dentro com o botão do fecho centralizado .
- Caso se destranque a porta do condutor mecanicamente com a chave, só se destrancará essa porta e não todo o veículo. Só depois de ligar a ignição é que todas as portas ficarão disponíveis, mas não destrancadas, e será ativado o botão do fecho centralizado.
- Se a bateria do veículo estiver parcialmente ou totalmente descarregada, o alarme antirroubo não funcionará corretamente.
- A vigilância do veículo mantém-se mesmo que a bateria esteja desligada ou avariada, se o alarme estiver ativado.
- Estando o alarme ativado, este disparará no caso de se desligar um dos terminais da bateria.
Vigilância do habitáculo e sistema antirreboque*
É uma função de vigilância ou controlo incorporada no sistema de alarme antirroubo*, que deteta mediante ultrassons o acesso não autorizado ao interior do veículo.
Ativação
- Liga-se automaticamente ao ativar o alarme antirroubo.
Desativação
- Abra o veículo com a chave, de forma mecânica ou pressione o botão do comando à distância. O tempo que decorre desde a abertura da porta até à introdução da chave no contacto não deve ser superior a 15 seg; caso contrário, o alarme dispara.
- Pressione duas vezes o botão do comando à distância. São desativados o sensor volumétrico e o de inclinação. O sistema de alarme permanece ativo.
A vigilância do habitáculo e o sistema antirreboque voltarão a ativar-se automaticamente da próxima vez que trancar o veículo.
A vigilância do habitáculo e a proteção contra reboque (sensor de inclinação) são automaticamente ativadas em conjunto com o alarme antirroubo. Para que se verifique a ativação, todas as portas e a porta da mala devem estar fechadas.
Se se pretende que a vigilância do habitáculo e o sistema antirreboque fiquem desligados, têm de se desligar cada vez que se tranque o veículo, caso contrário ficam ligados automaticamente.
A vigilância do habitáculo e o sistema antirreboque devem permanecer desligados se ficarem animais no interior do veículo trancado (caso contrário o alarme dispara devido aos movimentos) ou quando, por exemplo, se proceda ao transporte do veículo ou este tenha de ser rebocado em suspensão.
Falsos alarmes
A vigilância do habitáculo apenas funcionará de forma correta se o veículo estiver completamente fechado. Ter em atenção as respetivas disposições legais.
Podem resultar falsos alarmes nos seguintes casos:
- Janelas abertas (parcial ou completamente).
- Teto panorâmico/defletor aberto (parcial ou completamente).
- Movimentos de objetos dentro do veículo, tal como papéis soltos, objetos suspensos no espelho retrovisor (ambientadores), etc.
Aviso
- Se ocorrer um novo bloqueio e o alarme estiver
ativado sem a função de sensor volumétrico,
isto provocará a ativação do alarme com
todas as suas funções exceto a do sensor volumétrico.
Esta função voltará a ser ativada na próxima vez que o alarme for ligado, sempre que não seja desligado voluntariamente.
- Se se verificou um disparo do alarme por causa do sensor volumétrico, ao abrir o veículo será assinalado através do piscar da luz de controlo da porta do condutor. Este piscar é diferente do de alarme ativo.
- A vibração de um telemóvel que tenha ficado dentro do veículo, pode provocar o disparo do alarme de vigilância do habitáculo, visto que os sensores reagem aos movimentos e sacudidas que ocorram dentro do veículo.
- Se, ao ativar o alarme, ainda se encontrar aberta alguma porta ou a porta da mala, apenas o alarme será ativado. Apenas quando fechadas todas as portas (incluindo a porta da mala), serão ativadas a vigilância do habitáculo e a proteção contra reboque.
Desativar os sistemas de vigilância do habitáculo e da proteção contra o reboque*
Fig. 128 Botão de controlo do habitáculo/da
proteção contra reboque.
Em veículos trancados os movimentos no habitáculo (p. ex., animais) ou uma alteração da inclinação do veículo (p. ex., transporte do veículo) despoletam o alarme. Evita um alarme não desejado, desligando o controlo do habitáculo/a proteção contra o reboque.
- Para desligar o controlo do habitáculo e a proteção contra reboque, desligue a ignição e pressione o botão Fig. 128. A luz de controlo do botão acende-se.
- Quando tranca o veículo, o controlo do habitáculo e a proteção contra reboque ficam desligados até à próxima vez que abra a porta.
Se desliga o sistema de segurança antirroubo (Safelock)*, o controlo do habitáculo e a proteção contra reboque desligam-se automaticamente.
ATENÇÃO
Respeite as advertências de segurança em Descrição.