Renault Duster - Manual de Instruções > Alarme
Dependendo do modelo, este veículo pode estar equipado com um alarme.
Foi desenvolvido para proteger as portas, o bagageiro e, dependendo do modelo do veículo, o capô contra a entrada forçada.
Ativação
Para ativar o alarme, é preciso que todas as portas (dianteiras e traseiras, capô do motor e porta-malas) estejam fechadas.
O alarme é ativado somente quando as portas, capô do motor e porta-malas são travados com o controle remoto por radiofrequência. As portas dianteiras e traseiras, o capô do motor e o porta-malas são monitorados imediatamente após a ativação.
O alarme não será ativado se alguma porta, capô do motor ou porta-malas estiverem abertos.
Desativação
O alarme é desativado somente ao destravar as partes que podem ser abertas (portas, capô do motor e porta-malas) através do controle remoto por radiofrequência.
Então, as portas deixam de ser monitoradas.
Para desativar o alarme com a chave reserva é necessário entrar no veículo e girar a ignição até a posição M (consulte o parágrafo "rodagem, ignição de partida" no capítulo 2).
Acionamento do alarme
Se o alarme estiver ativado e o veículo for arrombado, o alarme será acionado.
Um ciclo de disparo corresponde a 30 segundos com a buzina acionada de maneira intermitente e as luzes de advertência acesas, mais 10 segundos somente com as luzes de advertência.
Esses ciclos ocorrem três vezes. O alarme é então desligado.
Em caso de violação do veículo pelos vidros, não haverá disparo do alarme, uma vez que não há sensor de presença integrado.
Mau funcionamento do controle remoto por radiofrequência
Se o controle remoto esta danificado ou sem bateria, com o alarme ativado, basta abrir o veículo com a chave codificada e dar a partida. O alarme dispara, mas quando reconhece a chave original o veículo dá a partida e desativa.
- Qualquer intervenção no circuito elétrico do veículo pode ser executada somente em uma Oficina Autorizada. Uma ligação incorreta pode resultar em deterioração da instalação elétrica e/ou dos dispositivos que estão conectados.
- Em caso de montagem pósvenda
de equipamento elétrico,
certifique-se de que a instalação
está bem protegida por um fusível.
Informe-se da corrente do ampère e da localização deste fusível.